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Grupo CAOA é procurado por nova marca que vai ocupar espaço da Hyundai

inal feliz para CAOA e Hyundai? Em agosto do ano passado, durante o anúncio de ampliação da fábrica de Anápolis, do Grupo CAOA, o presidente da montadora, Carlos Alberto Filho, comentava sobre o entendimento final com a Hyundai do Brasil, que passou a importar e vender na rede HMB todos os veículos da marca. Mas ele não tratou do tema que seria o inevitável encerramento, entre outubro e novembro deste ano, da produção do defasado New Tucson (em relação ao carro global) e do atual caminhão HR. Os últimos veículos estão em linha.

O crescimento da planta de Anápolis e a saída da Hyundai da fábrica abre as portas para a chegada de um novo player global: carros de três marcas poderão ser produzidos e comercializados por uma nova rede, separada da D21 Motors, responsável
dentro da empresa, pela comercialização dos produtos nacionais e estrangeiros da CAOA Chery.

Os novos veículos serão feitos no complexo que tem a assinatura do seu fundador Carlos Alberto de Oliveira Andrade. A montadora que se transforma em um hub industrial vai congregar novas “potências asiáticas” na fabricação e estrutura de adequação que deve ser finalizada em novembro.

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O projeto de expansão de 36.172 m² de área construída resulta no total de mais de 208 mil m² de área edificada. Nos quase 20 anos de história mais de 500 mil veículos foram produzidos das marcas Hyundai e CAOA Chery dentro do complexo dirigido pelos irmãos Carlos Alberto e Philippe Andrade.

A montadora localizada em Anápolis (GO) recebeu uma nova etapa de robotização com os robôs adquiridos da Ford, na Bahia. O vice-presidente da CAOA, Annuar Ali, confirmou a ampliação com a compra de novos robôs para o crescimento do polo industrial e fez isso durante o lançamento do novo Tiggo 8.

A compra do maquinário robótico feita à Ford caiu como uma luva para os planos de expansão do grupo CAOA. Os robôs certamente são aqueles que a BYD não quis comprar da montadora norte-americana, na fábrica de Camaçari (BA). “Foram 165 robôs para a planta chegar a um montante de 209”, declarou Annuar.

A picape CAOA CHERY

As novidades da empresa darão suporte de produção aos atuais Tiggo 8, Tiggo 7 e o Tiggo 5 X. Nesse cardápio ainda cabe mais um produto que a Chery com a CAOA vai fazer para aumentar a produção nacional: a picape a diesel anunciada pelo presidente da montadora durante o Salão de Xangai para 2027. Antes disso ainda virá o Tiggo 9.

No espaço que era produzido o caminhão compacto HR e o Tucson eles vão crescer com a CAOA Chery. Atualmente na fábrica são cerca de 26 carros feitos por hora mas a meta do time de produção e da engenharia são 36. Com a fase da robotização concluída, a ideia é ampliar ainda mais a capacidade produtiva.

Produção ampliada

Essa expansão ampliará as áreas de Body Shop, Warehouse, SHED, Qualidade, além de depósitos, de tambores e de químicos, e da central de resíduos.

Confirmado por Carlos Alberto Filho e Annuar Ali, o crescimento é parte do investimento anunciado de R$ 3 bilhões em Anápolis (GO) e isso permitirá a fabricação de até 160 mil unidades/ano na fábrica da CAOA Montadora. Atualmente o complexo faz 80 mil.

Planos e nova marca

Os planos da nova marca são estratégicos e os modelos, por enquanto, são guardados em segredo. “Serão carros especiais para o Brasil, inclusive inéditos”. Entre as concorrentes estão a Dongfeng, Changan e Baic. Só lembrando aqui que a Changan foi fundada por volta de 1862 e uma das maiores fabricantes de automóveis da China. Existem rumores que o grupo CAOA também está em conversa com as indianas Tata e a Mahindra. Mas esse será um capítulo à parte.

Entenda os flagras

Carros da Avatr e Uni-T estão circulando em testes pelo Brasil. A Deepal e Nevo também são do portfólio. A meta do grupo CAOA é multiplicar o brand, assim como fez com a Renault, Hyundai e CAOA Chery. A novata, segundo a nossa fonte, que está sendo escolhida, terá o mesmo peso de mercado das representadas, acesso que UOL Carros teve com exclusividade.

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