Publicidade

Fiat mostra em Genebra como será seu futuro com o conceito Centoventi

Um conceito que reúne passado e futuro de forma harmoniosa. Assim podemos definir o Centoventi, conceito apresentado pela Fiat no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Segundo a montadora italiana, o modelo é a expressão de uma visão arrojada e democrática do futuro, baseada em 120 anos de história e de experiência no setor – daí o nome do conceito que significa “cento e vinte” em italiano – que, mantendo a tradição, tem como objetivo romper com o passado e ir mais longe.

LEIA MAIS

+ Jeep apresenta versões híbridas para Renegade e Compass em Genebra

+ Bugatti apresenta o La Voiture Noire, o carro mais caro de todos os tempos

Para a montadora, o Fiat Concept Centoventi tem a solução de mobilidade elétrica mais acessível no mercado e uma das poucas a fornecer autonomia realmente válida para longas viagens fora da cidade.

O Fiat Concept Centoventi é, basicamente, uma “tela em branco” pronta para ser pintada de modo a satisfazer os gostos e as exigências do cliente, em qualquer altura da sua vida ou do seu dia, sem restrições de personalização ligadas ao momento específico da compra. De fato, será produzido apenas numa cor de carroceria, podendo os clientes personalizá-lo utilizando o programa “4U”, com escolha entre 4 tetos, 4 para-choques, 4 calotas e 4 caracterizações externas. Portanto, tal como modernos dispositivos eletrônicos, este carro pode ser atualizado com a maior liberdade e imaginação em termos de cores, configuração de interiores, configuração do teto, sistema de informação e entretenimento e até mesmo autonomia da bateria.

O Fiat Concept Centoventi pode ser construído à medida dos desejos do cliente, inaugurando um novo modelo de negócio que envolve a Mopar – a marca do grupo FCA especializada em acessórios, peças e serviços que permite uma inovadora personalização do produto –, a rede de vendas e, cada vez mais, clientes digitais. Exceto em relação a seis elementos (para-choques, teto em policarbonato, pintura da carroceria, quadro de instrumentos Lingotto, baterias e tampa traseira digital) que só podem ser instalados no concessionário, os outros 114 acessórios especialmente desenhados pela Mopar – incluindo sistema de áudio, painel, porta-objetos, assentos dos bancos etc – podem também ser comprados on-line e montados pelo cliente em casa.

Habitáculo modular, “plug and play”

Modular, espaçoso e bem iluminado são as palavras que melhor descrevem o habitáculo do Fiat Concept Centoventi, totalmente reconfigurável e capaz de acomodar até quatro pessoas. Basta entrar para perceber que foi desenhado em torno das pessoas e do modo como se relacionam com o mundo.

Em sintonia com a filosofia do carro, diversas partes do interior foram criadas segundo o conceito “plug and play”. O painel dispõe de diversas aberturas onde podem ser encaixados muitos componentes adicionais de vários formatos e funções, graças ao sistema de montagem interligado patenteado, tal como os famosos blocos da Lego.

Encontramos a mesma abordagem nos painéis das portas, totalmente personalizáveis e inspirados nas portas de geladeiras: com superfícies lisas e design minimalista, podem ser equipados com bolsos de arrumação, suportes para garrafas e alto-falantes como e quando o cliente quiser.

Os bancos também são inovadores, com estrutura nua nas costas feita de materiais ecológicos, enquanto os assentos e os apoios de cabeça podem ser facilmente substituídos para mudar cores e materiais. O banco do passageiro dianteiro pode até ser substituído por uma caixa de carga ou uma cadeira de criança, se necessário. O banco traseiro é constituído por um assento retrátil e encosto que rodam para formar uma porta-malas com extraordinária capacidade de carga.

Autonomia de até 500 km

A liberdade de personalização é também clara na fonte de energia que conduz o Fiat Concept Centoventi. Consiste num conjunto de baterias modulares que oferecem uma flexibilidade de uso. Como padrão, o carro vem de fábrica com uma bateria para 100 km. Mas se for necessário maior capacidade, poderão ser adquiridas ou alugadas até três baterias adicionais, oferecendo um aumento de 100 km cada. As baterias extras são instaladas por debaixo do piso do veículo, nas concessionárias. Um trilho deslizante que suporta e conecta as baterias torna a instalação ou remoção mais fácil e rápida. Também pode ser disponibilizada uma bateria adicional, que pode ser montada por debaixo do assento; esta pode ser desconectada e carregada diretamente pelo utilizador em casa ou na garagem, tal como a bateria de uma bicicleta elétrica moderna. A capacidade total que pode ser alcançada é de 500 km.

A forma com que o Centoventi foi desenhado, com o centro de rolamento exatamente entre os eixos, e o posicionamento das baterias por debaixo do centro de gravidade do carro, significam que a distribuição do peso e a condução não são alteradas independentemente do número de baterias instaladas. O sistema de freios está dimensionado de forma a garantir a máxima desaceleração mesmo quando o veículo se encontra totalmente carregado.

Por fim, a tomada de carga múltipla está localizada na parte inferior do para-brisas. Trata-se, mais especificamente, de um cabo alojado sob a guarnição, que elimina a necessidade de existência de uma cavidade para inserir cabos na mala e que, devido à sua posição central, fica equidistante dos pontos de carregamento de cada lado, ou pode funcionar como um distribuidor para vários veículos em caso de partilha energética. A tomada acende no escuro e pode ser utilizada como uma lanterna elétrica e dispositivo de remoção de gelo do para-brisas.

Principais dimensões do Fiat Concept Centoventi

  • Comprimento: 3.680 mm
  • Altura: 1.527 mm
  • Largura: 1.740 mm (com espelhos laterais: 1.846 mm)
  • Distância entre os eixos: 2.430 mm
  • Balanço dianteiro: 658 mm
  • Balanço traseiro: 592 mm
Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade