Navegando no sucesso dos SUVs no mundo, que garantiu um recorde de venda para a Jeep em 2018, a montadora norte-americana apresentou no Salão de Genebra a versão híbrida plug-in para seus utilitários de entrada, Renegade e Compass. Estes novos modelos híbridos plug-in estão equipados com baterias recarregáveis a partir de uma tomada de energia externa e, como consequência, podem armazenar mais energia, segundo a montadora. Esta escolha permite o uso de motores elétricos por aproximadamente 50 km com velocidade máxima de 130 km/h nesse modo de condução.
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As unidades elétricas trabalham com o novo motor turbo a gasolina de 1.3 litros para aumentar a eficiência e a potência em geral. Para o Renegade, a potência fica na faixa de 190 e 240 cv, resultando numa aceleração de 0 a100 km/h em aproximadamente 7 segundos. Os mesmos números – embora ainda pendentes de homologação – são alcançados pelo primeiro Compass híbrido plug-in, que terá opção apenas com 240 cv de potência.
Graças à nova tecnologia elétrica de tração nas quatro rodas (eAWD), a tração no eixo traseiro não é fornecida por um eixo propulsor, mas por meio de um motor elétrico dedicado a esta função. Isso permite que os dois eixos sejam separados e controlem o torque de forma mais eficiente do que um sistema mecânico.
Segundo a Jeep, Renegade e Compass híbridos possuem um painel de instrumentos dedicado e uma tela de infoentretenimento, atualizada para ajudar o cliente com informações relacionadas à condução híbrida diária.
A Jeep não deu mais detalhes dos modelos, como preços na Europa e possível chegada em outros mercados. Para o Brasil, a novidade neste ano será a chegada do motor 1.3 turbo flex para Renegade (150 cv) e Compass (180 cv).