O Fiat Cronos 2023 é o sedã mais barato do Brasil e parte de R$ 74.490. Mas o sedan da Fiat chegou forte e trouxe o câmbio CVT de 7 marchas e conseguiu o posto de sedã mais barato do Brasil com câmbio automático.
Testamos, por uma semana, a versão Drive 1.3, que tem um propulsor de 107 cv e 13,7 kgfm de torque, abastecido no etanol. Rodamos pouco mais de 600 quilômetros e a média urbana foi de 8,5 km/l, usando etanol. A versão que testamos custa R$ 88.190. No momento da gravação do vídeo, o preço oficial era de R$ 88.790.
Assista o vídeo completo:
Na estrada, contudo, o consumo do Fiat Cronos Drive, com câmbio CVT, surpreende de forma positiva. Em um trecho rodoviário de 300 quilômetros, a média do sedan foi de 15,3 km/l. Detalhe: estava abastecido com etanol.
Na estrada, o carro tem um desempenho suficiente. Dá para fazer ultrapassagens com segurança sem precisar de uma reta quilométrica. É confortável e a suspensão trabalha bem.
Na cidade, o Fiat Cronos Drive é agradável de dirigir e, apesar de ser um sedã, seu porte é compacto e não atrapalha para manobrar ou entrar em ruas mais estreitas. Em ruas esburacadas o Cronos consegue filtrar bem as irregularidades do solo.
A bordo do sedã, ele conta com o novo volante da Fiat, que está presente em outros modelos como Fiat Pulse, Toro e Argo. O volante tem uma boa pegada, multifuncional, e conta ainda com modo sport, que deixa o pedal mais sensível e as trocas de marchas são feitas mais altas.
A tela Uconnect de 7” é responsiva e o touch screen funciona bem. Porém, nas bordas laterais, a tela perde um pouco de espaço que não é utilizada. Tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay, mas somente por meio de cabo.
O ar-condicionado é potente e esfria rápido a cabine. Não é digital nesta versão, mas tem um visual em cromado que dá um pouco de charme ao Cronos. Com três saídas de ar no meio é fácil encontrar uma posição que gere conforto para os ocupantes da frente.
Na traseira o espaço dá conta para levar três adultos de estatura mediana. Adultos mais altos, acima de 1,80 m terão um pouco mais de dificuldade de se acomodarem na segunda fileira. Não há saída de ar-condicionado para quem vai atrás, mas há uma porta USB que permite o carregamento de celulares.
LEIA MAIS
+ RAM CLASSIC CHEGA POR R$ 349.990 E VAI INCOMODAR PICAPES MÉDIAS
Do lado de fora, o visual não mudou. Apenas a grade frontal recebeu um novo friso, na horizontal, que deixou o Cronos mais elegante. Desta forma, fica fácil detectar que se trata da versão 2023, com a adição do friso.
FICHA TÉCNICA:
MOTORIZAÇÃO: 1.3 FIREFLY 107 CV E 13,7 KGFM (ETANOL)
SUSPENSÃO:
DIANTEIRA: Indep., McPherson
TRASEIRA: Eixo de torção
PNEUS:
DIANTEIROS: 185/60 R15
TRASEIROS: 185/60 R15
ESTEPE: 185/60 R15
DIMENSÕES:
COMPRIMENTO: 4364 mm
LARGURA: 1726 mm
ENTRE-EIXOS: 2521 mm
ALTURA: 1508 mm
DESEMPENHO:
VELOCIDADE MÁXIMA: 170 km/h
0-100 KM/H: 12,1 s