Publicidade

Fiat 500e promete mexer no segmento dos compactos eletrificados

A Fiat apresentou oficialmente o icônico, compacto e elétrico 500e. O modelo chega ao Brasil com motorização 100% elétrica para dar uma mexida no segmento que ainda engatilha na eletrificação em uma única versão que custa R$ 239.990.

LEIA MAIS

+ Fiat domina as vendas de julho com três modelos no pódio

A terceira geração do 500e foi desenvolvida sobre a plataforma Mini EV e ficou maior, mais conectada e com equipamentos inéditos para o segmento. O modelo também recebeu atualizações no design, com um novo estilo.

O 500 elétrico terá 120 unidades disponíveis nesse primeiro momento e será comercializado no Brasil na versão Icon em dez concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).

No quesito desenho, o compacto recebeu um novo logotipo que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez. O atual logo na parte traseira continua, embora transformado na configuração elétrica que ganhou borda em azul claro, com um design e cor que transforma o zero no final na letra “e”.

O conjunto óptico característico com faróis e milhas redondos agora são em full LED, destacando-se pelo DRL no capô, faróis com efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque.

O novo veículo cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura. As rodas são de liga leve com 16 polegadas e acabamento escuro.

A cabine foi totalmente reformulada e conta com um sistema de infoentretenimento com uma tela sensível ao toque de 10,25″ no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7″. O novo console central oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um adicional retrátil na frente.

O compacto possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução.

De acordo com a montadora, o 500 elétrico apresenta uma autonomia média de 320 quilômetros, podendo chegar a 460 km em condições ideais. Comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível.

O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm e o torque atinge surpreendentes 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

O 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.

A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua).

Para a segurança, a Fiat disponibilizou controle de cruzeiro adaptativo, lane centereing (reconhecedor de sinais de trânsito), assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, detecto de placas de limite de velocidade, detector de fadiga, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360°, assistente de estacionamento, entre outros.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade