Ter uma Ferrari na garagem já é sinal de exclusividade, pois os cavallinos rampantes não entram em qualquer residência. As versões especiais limitadas são para pouquíssimos milionários que podem pagar por peças enumeradas e que depois viram ouro para colecionadores. O que dizer então de uma Ferrari única, que só teve um modelo produzido? A Ferrari apresentou o novo P80/C, um carro feito por encomenda e que levou mais de quatro anos para ficar pronto. “Foi necessário um grande investimento em design e engenharia. Cada elemento da performance e da aerodinâmica foi meticulosamente analisado, num projeto que distingue este carro dos outros projetos para carros personalizados da Ferrari”, afirmou à revista Turbo um dos responsáveis pela produção do superesportivo.
LEIA MAIS
+ Ferrari, McLaren, Rolls Royce… assista o resumo com as supermáquinas do Salão do Automóvel
+ Ferrari apresenta a incrível Monza em Paris com motor de 810 cv de potência
A Ferrari P80/C foi encomendada por uma concessionária de Singapura, que não divulgou o nome do afortunado cliente. O esportivo é baseado na 488 GT3, versão de competição que tem por base um 488 GTB, com distância entre eixos aumentada em 50mm. No visual, o modelo foi adaptado para prestar tributo a algumas das mais famosas Ferraris da história, como o 3303/P4, o Dino 206 SP e o 250LM.
A mecânica não foi revelada pela Ferrari, mas podemos levar em conta os números da 488 GT3, que é puxada pelo motor 3.9 V8 biturbo que gera mais de 670 cv, em combinação ao câmbio de dupla embreagem e 7 marchas. A 488 GTB convencional acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos e tem velocidade máxima de 330 km/h.
Para a P80/C, com design assinado pelo Centro de Estilo da Ferrari e Flavio Manzoni, a opção foi para um novo vermelho “Rosso Vero”. Uma cor que é uma verdadeira marca de beleza da Ferrari, especialmente pela combinação com as zonas “técnicas” onde está exposta a fibra de carbono (material usado em todo o corpo do carro).
No interior a exclusividade também está presente. Como é um carro feito o andar (ou voar) apenas em pistas de corrida, todos os comandos são voltados para o alcance do motorista (ou piloto). O preço da Ferrari P80/C não foi divulgado, mas sabemos que tratando de um carro alcança a casa dos milhões (de euros).