A Lecar pretende lançar uma picape híbrida nacional para brigar no segmento das líderes de mercado. A Lecar Campo tem 4,50 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos. De largura mede 1,82 metro e altura de 1,60 m – números próximos a Fiat Strada. Mais uma aposta depois de apresentar um mockup do 459, primeira proposta da empresa.
Híbrida e de tração traseira, a picape tem 165 cv de potência e 26,3 kgfm de torque. Um motor 1.0 turbo (o mesmo usado no Kardian) é usado para carregar as baterias. O gerador é da WEG, com capacidade de 50 kW a 4.500 rpm. A transmissão é do tipo CVT.
A bateria é da Winston, modelo Thunder Sky Winston, e tem capacidade de 18,4 kWh. São 96 células. A autonomia totalmente elétrica é de até 100 km. A autonomia combinada pode chegar a 1000 km quando abastecida com etanol. Essa é a ideia.
LEIA MAIS
+ Jeep apoia Galo da Madrugada pelo 5º ano: Renegade Willys é o carro oficial
Com relação a capacidade de carga, a Lecar Campo, vindo ao mercado, deve variar entre 650 kg a 800 kg. São 900 litros de capacidade na caçamba da picape.
Segundo o vice-presidente de Marketing e Inovação da Lecar, Rodrigo Rumi, a picape poderá ser lançada após o 459. Ainda neste semestre, haverá protótipo do modelo rodando. Logo em seguida, no segundo semestre deste ano, a Campo vai para as ruas realizar os testes. Propostas bem ousadas por parte da nova montadora.
Para tirar esse projeto do papel, algumas etapas terão de ser cumpridas, como design, engenharia, testes, validação e homologação.
Segundo Rumi, todo o processo demanda em torno de 36 a 60 meses, a depender do modelo. A picape Campo, já está há pelo menos seis meses neste caminho. Fazendo os cálculos aqui, os dados indicam até cinco anos.
Ambos os veículos (459 e Campo) serão produzidos em Sooretama (ES), onde a Lecar vai construir sua fábrica. A construção está prevista para este ano, com previsão de conclusão entre 18 a 24 meses.
Além do Brasil, os modelos podem ser exportados para outros mercados da América Latina, como Argentina, Uruguai, Chile, Equador e outros locais. Segundo Rumi, no entanto, o Brasil é prioridade.
Em terras tupiniquins, o VP da marca diz que o centro-oeste e alguns estados do Norte devem ser as regiões com maior aceitação da picape.
Segundo a empresa, o diferencial da Lecar pode ser o preço competitivo, aliando tecnologia e eletrificação a um custo menor que as concorrentes chinesas e tradicionais. Vamos ver quando isso de fato vai sair do papel.