O EX30 bem que poderia ser chamado de compacto do futuro. O carro viajou no tempo ao contrário e isso significa que a Volvo foi lá em 2030 e trouxesse o crossover de volta para 2024. Praticamente sem botões a bordo, sem chave, apenas um cartão e nada mais para ligar o automóvel, o carro provoca sensações. Como tudo na vida é uma questão de costume, o EX lançado no Brasil, na quarta-feira passada, vai exigir do proprietário, digamos, algumas mudanças de hábito.
Por dentro, todas as versões são equipadas com o inédito painel central de 12,3 polegadas, que reproduz informações de bordo, além de dispor do Google nativo (com Google Assistant, Google Maps e Google Play Store). Ame-o ou sinta tudo ao contrário até criar seus atalhos mentais. Fácil isso.
A tela de bom acabamento e projeção visual entrega internet dedicada, dá para assistir o Carona, por exemplo, no YouTube, durante uma espera no estacionamento, ou se divertir de boa. Minha análise ok? Faróis, fora do automático, controle dos retrovisores, abertura do porta-luvas central, mala, e as funções de inteligência como one pedal estão todas lá.
Você pode ajustar o som que desapareceu das portas e ganhou um lugar especial no pé do para-brisa dianteiro, como uma caixa de soundbar. A solução eficiente aplicada em milhares de ambientes domiciliares chegou ao Volvo tamanho P. Nas portas, aliás, apenas o puxador e a estilosa maçaneta.
Os conectores USB C ficam escondidos na parte debaixo do console central. Mas tem a indução e o CarPlay sem fio. Quer vê-los? Só levantar a tampinha e tem mais: o apoio de braço direito do condutor e esquerdo do passageiro, cheio de outras funções, permite a extensão de um ou dois porta copos. Sem contar que lá estão os botões de baixar os vidros. Nesse ponto não gostei. Mas como escrevi logo acima, os panos de portas são limpos e reforçam a história do minimalismo exagerado que tirou o quadro de instrumentos da frente do motorista e colocou na digníssima tela.
LEIA MAIS
+ Amarok 2025 será lançada em agosto na tradicional Festa de Barretos
Reforçando: a versão de entrada, (Core) vem com duas portas USB-C na dianteira, mas, a partir da intermediária (Plus), adicionaram mais duas atrás, além de carregador de celular por indução, e também o generoso sistema de som Harman Kardon (1.040 Watts), com 9 alto-falantes, soundbar e subwoofer. Tem meu respeito. O acabamento interno é viva a ecologia, reciclagem e ao jeans. Isso mesmo, tem opção de ver o famoso tecido das nossas calças (bem tratado) por dentro. Diga adeus ao couro de vaca.
Nas dimensões, o novato EX30 tem 4,23 metros e 1,83 metro de largura. O entre-eixos com 2,65 metros é apertado (mas cabe) para quem tem 1m80 e vai atrás. Na frente tá tudo certo. O porta-malas (com abertura elétrica a partir da tela central ou do botão no friso da peça) na casa dos 318 litros de capacidade é bom.
O carro não concorre em nada com o XC40 P6, por exemplo, que custa R$ 309 mil. Abaixo do capô, a potência é de 272 cv e quase 35 kgfm de torque. Bom esperto e valente nas curvas. Vi no aro 19 e 20 um acerto visual para ser aplaudido de pé. Para carregar o 100% elétrico, no rápido para alcançar os 80% a 90% que sugiro, faça isso em 30 minutos ou um pouco menos.
A bateria, na versão mais simples (Core), tem 51 kWh, o que rende 250 km de autonomia. As demais, contam com 69 kWh e o alcance salta para 338 km, já no ciclo de avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Confie que ele roda mais.
O presidente da Volvo, Marcelo Godoy está confiante. Apostando na marca duplicando de tamanho no Brasil e conquistando um público novo, da casa endinheirada dos R$ 229 mil em diante. Preço dos concorrentes chineses, aliás vale dizer que o EX30 é made in China, by fábrica da Geely, dona da sueca Volvo. Primeiro projeto de mãos dadas das duas empresas.
“O Volvo EX30 foi projetado para ser recuperado em até 95% de seus materiais. Além de ser um carro desenvolvido para ser reutilizável, 17% de aço e plástico e 25% de alumínio utilizados na produção do carro são reciclados, entre outros materiais naturais, como, por exemplo, os tecidos aplicados nos bancos e acabamentos interiores”, explica no release, o diretor de Produto e Preço Volvo Car GILA, Abdallah Madi.
Reforço
A segurança sempre foi um ponto chave para a Volvo. Em todas as versões, o Volvo EX30 tem seis bolsas infláveis, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix), detector facial de fadiga do motorista. O ADAs é completo.
Além destes, ainda tem assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença externo, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção, monitoramento de pressão dos pneus e mais.
Quanto ao design, nota 9 para excelência escandinava. Os faróis são impecáveis, o conjunto traseiro também. Ponto de observação que vai dar um festival de reparabilidade será os retrovisores externos sem qualquer borda de proteção para os vidros. Belo conjunto mas não segura um guidão de moto batendo ali sem querer ou por maldade. Uma peça que tem a inclinação controlada pela tela central.
Preços e versões
O modelo Core (de entrada), parte de R$ 229.950 (com a bateria de 51 kWh e autonomia de 250km, segundo o Inmetro), mas o cliente pode optar pela bateria maior, de 69 kWh, que pode percorrer até 338km (dado do Inmetro), com uma única carga, por R$ 20 mil adicionais no pacote Extended Range – que se torna padrão nas versões intermediária e de topo. No caso, a próxima da sequência é a Plus (R$ 277.950) seguida pela mais completa de todas, a Ultra (R$ 293.950).