Seguuuura Peão! O grito que vai durar mais de oito segundos para a Volkswagen encontrar na magia de Barretos (SP), o cenário para lançar a “nova” Amarok. O festival que acontece entre 15 e 25 de agosto vai revelar entre as atrações da festa, a picape média da Volks, que chegará com o novo visual mercosul, repaginado.
Outra novidade, além do retoque externo, vai ficar na conta da tecnologia. O veículo receberá alguns mimos da eletrônica, multimídia e cluster novos e finalmente, o botão de partida, alvo de críticas da mídia e dos clientes. Um horror, em pleno 2024 ligar um modelo desse porte com chave do tipo canivete. Lembrando que a S10 era igual.
Por dentro, a picape da Volks, produzida na planta de Pacheco, de receberá outra peça que vai agradar em cheio, a multimídia mais moderna, e não se surpreenda se for tal qual recebeu o SUV T-Cross. O quadro de instrumentos também pode aparecer como 100% digital, para enfrentar a concorrência, como S10 e Ranger.
LEIA MAIS
+ Jeep Wagoneer S tem data para estreia e enfrenta Tesla em teaser
Com lançamento próximo, a nova Amarok já foi flagrada diversas vezes em testes pelo Brasil. Vale lembrar que o visual frontal da picape vazou em fotos nas redes sociais. O modelo surgiu dentro da linha de montagem da fábrica da Volks em General Pacheco, na Argentina.
Nas imagens, conseguimos ver a nova grade frontal, que recebeu uma barra cromada interligando os faróis. Ainda não dá para deduzir se é apenas uma barra cromada ou parte do sistema IQ Light de iluminação do Taos.
Potência
O conjunto mecânico, no entanto, deve permanecer igual e nem precisaria mudar, assim como o jogo do 4X4. Seguirá com o 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm. A transmissão se mantém automática de 8 marchas e a tração integral 4Motion.
Baixos números
Entre as picapes médias, a Amarok aparece no fim do ranking. No primeiro quadrimestre deste ano, a Volks emplacou 1.114 unidades do modelo. Já a Hilux, líder do segmento, soma mais de 15 mil unidades. A remodelada Ranger tem quase 7,5 mil emplacamentos e a S10 acumula 7,8 mil unidades emplacadas.
Com investimento de R$ 16 bilhões, a Volkswagen do Brasil lançará 16 novos veículos até 2028, incluindo híbridos, 100% elétricos e Total Flex. O primeiro lançamento já aconteceu, com o facelift do T-Cross, SUV mais vendido do Brasil.
Festa do Peão
A tradicional Festa do Peão em Barretos é o maior evento sertanejo da América Latina. O evento atrai um grande número de visitantes que têm uma forte ligação com o mundo do campo, incluindo fazendeiros, pecuaristas, trabalhadores rurais e entusiastas do rodeio. Este público-alvo tem uma grande afinidade com as picapes médias e grandes, que são ideais para as necessidades de trabalho e lazer.
Lançar uma caminhonete em um ambiente ligado ao mundo do rodeio e da cultura sertaneja criará uma conexão emocional e cultural com a Amarok. A picape poderá ser apresentada não apenas como um veículo robusto e eficiente, mas também como parte do estilo de vida para os participantes e fãs do segmento.