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Entenda os números que fazem do Polo GTS um esportivo de verdade

Com um dos lançamentos mais aguardados dos últimos anos, a Volkswagen chegou em 2020 agitando o mercado nacional com o novo Polo GTS. Não é pelo fato de lançar mais uma versão do seu hatch compacto. Mas sim por fazer renascer a lendária sigla que remete à esportividade e que estava adormecida há 26 anos. Mas será que a novidade está à altura da responsabilidade de carregar essas três letras tão icônicas no portfólio da Volks? É isso que vamos responder agora.

Para começar vamos falar do motor 250 TSI. Com 1.4 litro, o propulsor turbinado com injeção direta de combustível entrega 150 cv de potência (gasolina ou etanol) e 25,5 kgfm de torque em baixa rotação. São 22 cv e 5 kgfm a mais do que a motorização 200 TSI que equipa as versões Comfortline e Highline. O câmbio é automático de seis marchas AQ250 (o mesmo do Jetta, mas com acerto mais esportivo).

Com esse conjunto, o Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. E sua velocidade máxima supera a marca dos 200 km/h: são 207 km/h

Parte da família EA211 de motores, o 250 TSI é produzido na Fábrica de São Carlos. Aplicado nos modelos Jetta e Tiguan, esse motor possui vários recursos de tecnologia para oferecer melhor desempenho, mais durabilidade e baixo consumo de combustível – como o duplo circuito de arrefecimento, bloco e cabeçote feitos de alumínio e duplo comando de válvulas variável.

Além dos números de potência, torque, aceleração e velocidade, outros fatores deixam o Polo GTS com DNA esportivo, como o acerto mais firme da suspensão e da assistência elétrica da direção. Testamos o carro no circuito Velo Città, no interior de São Paulo, e comprovamos que as modificações deixaram o carro mais “agarrado”, permitindo curvas em velocidades altas com muita segurança.

No visual não poderia ser diferente. O Polo GTS transpira esportividade no desenho. Ele traz detalhes exclusivos, como os faróis full LED, que garantem excelente iluminação noturna e têm identidade visual diferenciada. Ligando-os de lado a lado há um filete vermelho, que destaca a esportividade do Polo GTS. A grade do radiador tem formato de “colmeia” e traz o logo GTS. Em relação ao Polo Highline, o para-choque dianteiro é novo e mais imponente.

Na lateral, chamam a atenção as rodas de 17 polegadas, diamantadas, com pneus 205/50 R17 – perfil que permite ótimo equilíbrio entre conforto de rodagem e estabilidade em curvas. Ainda na lateral, o Polo GTS traz as capas dos retrovisores pintadas na cor preto brilhante.

Na traseira, o Polo GTS traz defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas são de LED, com assinatura noturna diferenciada da versão Highline. Para complementar, a saída de escapamento é dupla.

Na cabine escurecida (teto, bancos e laterais de porta são da cor preta), o grande destaque são os bancos esportivos, mais firmes, que oferecem bom apoio ao corpo em curvas. O apoio de cabeça integrado remete aos bancos utilizados em carros de competição.

O revestimento é feito com misto de tecido e couro, trazendo linhas horizontais que fazem referência aos bancos dos modelos da década de 1980 e com a sigla GTS gravada no encosto.

O volante é exclusivo, com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Detalhes na cor vermelha também estão nas molduras das saídas de ar, base da alavanca de câmbio e tapetes.

Itens de série

O Polo GTS é equipado de série com o painel digital (Active Info Display), que se diferencia pela iluminação vermelha. Esse é um dos recursos eletrônicos exclusivos possibilitados pela Estratégia Modular MQB.

Outro recurso é o seletor do modo de condução, que altera a personalidade do Polo GTS, afetando inclusive o som do motor – o motorista pode escolher entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação o atuador sonoro, que amplifica o prazer ao dirigir, garantindo mais emoção.

Ainda no campo da eletrônica, o Polo GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série).

O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

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