Publicidade

Entenda o que diferencia Polo GTS e Virtus GTS dos demais concorrentes

A volta da linha GTS fez muita gente desejar ter um esportivo na garagem. A Volkswagen escolheu o Polo e o Virtus para receberem a sigla dentro de um setor muito concorrido no mercado, o dos compactos. Os dois modelos figuram entre os mais vendidos em seus segmentos porque já se destacam pela tecnologia a bordo, segurança e eficiência do conjunto mecânico. O incremento das três letras GTS vai agregar ainda mais ao hatch e o sedã.

O que primeiro se nota de diferencial da linha GTS para as demais versões de Polo e Virtus são os atributos visuais de esportividade. Tanto o hatch como o sedã trazem detalhes exclusivos, como os faróis full LED, que têm identidade visual diferenciada. Ligando-os de lado a lado há um filete vermelho, que destaca a esportividade da linha GTS. A grade do radiador tem formato de “colmeia” e traz o logo GTS.

Na lateral, chamam a atenção as rodas de 17 polegadas, diamantadas, com pneus 205/50 R17 – perfil que permite ótimo equilíbrio entre conforto de rodagem e estabilidade em curvas. Para isso colabora o acerto mais firme da suspensão, em relação à da versão Highline. Ainda na lateral, os modelos trazem as capas dos retrovisores pintadas na cor preto brilhante.

Na traseira, o Polo GTS traz defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas são de LED, com assinatura noturna diferenciada da versão Highline. Para complementar, a saída de escapamento é dupla. Já o Virtus GTS tem defletor traseiro pintado em preto brilhante sobre a tampa do porta-malas e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas traseiras são escurecidas e as capas dos retrovisores são pintadas na cor preto brilhante.

Na pista

O Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. E sua velocidade máxima supera a marca dos 200 km/h: são 207 km/h. Isso graças ao consagrado conjunto mecânico que combina o motor 250 TSI (quatro cilindros e 1,4 litro de cilindrada), com potência de 150 cv (etanol ou gasolina) e 250 Nm (25,5 kgfm) de torque – também com etanol ou gasolina – ao câmbio automático de seis marchas AQ250 (o mesmo do Jetta, mas com acerto mais esportivo).

Da mesma forma que o Polo GTS, a versão esportiva do Virtus é equipada com o motor 250 TSI, combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ 250. Esse conjunto mecânico dá ao Virtus GTS desempenho de encher os olhos: o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

Tecnologia

Polo GTS e Virtus GTS têm basicamente a mesma linha de equipamentos de série, com destaque para o painel digital (Active Info Display) com iluminação vermelho e seletor do modo de condução, que altera sua personalidade, afetando inclusive o som do motor – o motorista pode escolher entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação o atuador sonoro, que amplifica o prazer ao dirigir, garantindo mais emoção.

A lista de equipamentos de série da linha GTS traz ainda sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.

Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade (piloto automático).

Como opcional, nos dois modelos está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além do recurso de variação do espaço no porta-malas (s.a.v.e.) e rede para objetos no compartimento.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade