O mercado brasileiro de veículos eletrificados segue em expansão em 2025, e os comerciais leves começam a se destacar nesse cenário. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacadas 1.642 unidades de janeiro a setembro, um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total foi de 1.086. Na comparação com 2023, o crescimento chega a 271%.
De acordo com o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, a eletrificação das frotas corporativas começa a se consolidar como tendência no país. “Essa é uma das principais tendências da mobilidade sustentável no Brasil, e isso ficará cada vez mais nítido nos próximos meses”, afirmou. Ele acrescenta que a mobilidade elétrica já faz parte das estratégias de modernização de frotas e de redução do impacto ambiental de empresas.
O avanço dos comerciais leves eletrificados é puxado por companhias de logística, distribuição e serviços, que buscam reduzir custos operacionais e atender a metas de sustentabilidade. Iniciativas como a plataforma e-Fast Brasil, coordenada pelo WRI Brasil e apoiada pela ABVE, também contribuem para esse movimento ao reunir empresas, montadoras e gestores públicos em torno da descarbonização da mobilidade de carga urbana.
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Em setembro, as vendas totais de veículos leves eletrificados (que incluem automóveis, SUVs e comerciais leves) somaram 21.515 unidades, novo recorde mensal em 2025. O volume representa aumento de 6,4% sobre agosto e de 62% em relação a setembro de 2024.
Com isso, os eletrificados responderam por 9,3% das vendas totais de veículos leves no país em setembro (231.370 unidades). No acumulado de janeiro a setembro, foram 147.602 unidades, crescimento de 20,4% frente ao mesmo período de 2024 (122.548).
Entre os fatores que impulsionam o setor estão a ampliação da oferta de modelos, a expansão da infraestrutura de recarga e o aumento da confiança dos consumidores.
Predomínio dos veículos plug-in
Do total de eletrificados vendidos no ano, 76% são modelos com recarga externa (BEV e PHEV), totalizando 120.644 unidades, alta de 40% em relação a 2024. Os PHEV (híbridos plug-in) lideraram em setembro, com 8.194 unidades (38% do total), seguidos de perto pelos BEV (elétricos a bateria), com 8.169 (também 38%).
Os HEV e HEV Flex representaram 24% do mercado de eletrificados no mês, somando 5.152 unidades. Os híbridos convencionais (HEV) venderam 2.285 unidades, e os híbridos flex (HEV Flex), 2.867 — alta de 28% em relação a agosto.
As vendas de micro-híbridos (MHEV) também avançaram, alcançando 5.604 unidades em setembro, crescimento de 10,4% sobre o mês anterior.
Ônibus elétricos crescem em São Paulo
O segmento de ônibus elétricos registrou 42 unidades emplacadas em setembro, todas no estado de São Paulo. O número representa crescimento de 600% em comparação com setembro de 2024, quando apenas seis unidades foram vendidas.
Sudeste mantém liderança
A região Sudeste concentrou quase metade das vendas de veículos eletrificados leves no país, com 10.059 unidades (46,8%). Em seguida aparecem Sul (18,7%), Nordeste (16,2%), Centro-Oeste (14,2%) e Norte (4,2%).
São Paulo lidera entre os estados, com 6.834 unidades, seguido por Distrito Federal (1.862), Rio de Janeiro (1.416), Rio Grande do Sul (1.368) e Paraná (1.358).
Entre os municípios, o ranking é encabeçado por São Paulo (2.789), Brasília (1.862), Rio de Janeiro (779), Belo Horizonte (758) e Curitiba (603).
Perspectiva de consolidação
A ABVE avalia que o avanço da eletrificação no país é consistente e tende a se fortalecer nos próximos anos. Com o aumento da competitividade entre montadoras e a chegada de novas marcas (como Omoda Jaecoo, GAC, Geely e Zeekr), o consumidor brasileiro passa a ter mais opções de veículos elétricos e híbridos, o que deve acelerar ainda mais a transição energética no setor automotivo.





