Um dos carros mais emblemáticos do Brasil tem um Dia Nacional para celebrar sua história. Nesta segunda-feira (20), é o Dia Nacional do Fusca, data que celebra a história do mais tradicional modelo da Volkswagen.
Pelo Brasil, clubes e fãs, sempre apaixonados, comemoram o legado do ‘Besouro’ com encontros e muita festa. Líder de vendas no Brasil por 23 anos, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades comercializadas no País.
Quando falamos da história do modelo, o primeiro Fusca brasileiro tinha motor 1200, com 54% de peças e componentes nacionais. Fabricação no Brasil foi encerrada em 1996, em sua segunda fase.
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Conheça os modelos históricos da Garagem VW:
- Fusca 1986, o último antes do hiato
A unidade, que saiu diretamente da linha de produção, está entre os últimos fabricados na “primeira fase” do modelo, que foi de 1959 a 1986. Esse simpático Fusca vermelho é equipado com motor 1.600 cm³ a álcool.
- Fusca 1993, o Fusca Itamar
Fora de linha desde o fim de 1986, o Fusca voltaria a ser fabricado em 1993. O renascimento, inédito no mundo, veio de um pedido do então Presidente da República, Itamar Franco, que via na retomada da produção um caminho para a geração de empregos e um estímulo econômico. Um programa de isenção tributária foi especialmente moldado à motorização refrigerada a ar de Fusca e Kombi.
O exemplar que faz parte do acervo tem chassi número 9BWZZZ11ZPP00001, é o primeiro exemplar produzido na segunda fase de manufatura e o mesmo veículo apresentado a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Seu valor histórico é inestimável.
- Cabelos ao vento no Fusca 1996
Em 1996, três anos após ter sua produção retomada a pedido do então Presidente da República Itamar Franco, o Fusca deixaria novamente a linha de produção da Planta Anchieta. Para a aposentadoria definitiva, a Volkswagen criou a Série Ouro: 1.368 exemplares diferenciados dos demais Fuscas “Itamar” por faróis auxiliares, lanternas escurecidas, logotipo nas laterais e a plaqueta “Fusca“, na tampa do motor, em dourado. No interior, bancos com revestimento de Pointer GTI, volante de Gol, painel com fundo branco e vidros verdes.
Encerrada a produção do Série Ouro, outros três exemplares foram convertidos em conversíveis pela Sulam (tradicional transformadora de veículos fundada em 1973). O último desses, chassi número 9BWZZZ113TP006623, pertence ao acervo histórico da Volkswagen do Brasil. Pintado na cor branca, com capota preta, o Fusca conversível do acervo traz o 1600 cm³ a gasolina, com motor injetado para o mercado mexicano.