A Ram, marca conhecida por suas caminhonetes de grande porte, está se aproximando de uma decisão crucial para seu futuro no mercado de picapes nos Estados Unidos. A marca, que até o momento não possui um modelo de picape de médio porte no mercado norte-americano, tem observado de perto o sucesso de rivais como Toyota, Ford e GM.
Estes fabricantes, com seus modelos Tacoma, Ranger, Colorado e Canyon, dominam o segmento de picapes de médio porte, que nos últimos anos se tornou um dos mais competitivos.
Tim Kuniskis, chefe da Ram, expressou abertamente a necessidade da marca de expandir sua linha de produtos para incluir um modelo menor. Em recentes declarações, ele afirmou que a ausência de uma picape compacta ou de tamanho médio na gama da Ram é uma falha significativa, considerando que a marca é tradicionalmente associada ao mercado de caminhões.
LEIA MAIS
+ Porsche abre pré-venda dos novos Panamera Turbo E-Hybrid e Turbo S E-Hybrid
Kuniskis não escondeu seu desejo de lançar uma picape de médio porte, enfatizando que isso é fundamental para a Ram se manter competitiva. “Somos uma marca de caminhões e não temos um compacto, não temos um de tamanho médio. Meio falso me chamar de marca de caminhão, não é?”, disse o executivo.
Apesar dos rumores que circulam há algum tempo sobre a entrada da Ram no segmento de caminhões de médio porte nos EUA, até o momento a marca ainda não anunciou oficialmente sua participação. O foco de Kuniskis é lançar um modelo que possa competir diretamente com o Toyota Tacoma, o Ford Ranger e o Chevrolet Colorado, que juntas somam vendas anuais de mais de 500.000 unidades.
A Toyota, por exemplo, vende mais de 200 mil unidades do Tacoma anualmente, enquanto Ford e GM alcançam volumes semelhantes com os modelos Maverick, Ranger, Colorado e Canyon.
A expectativa é que, em breve, a Ram faça o anúncio oficial de seu novo caminhão de médio porte. A produção pode ocorrer na fábrica de Belvidere, em Illinois, onde anteriormente era produzido o Jeep Cherokee.
No mercado internacional, a Ram já oferece picapes menores em outras regiões, como a América do Sul, onde o modelo Rampage é comercializado. Segundo informações da mídia estrangeira, esta picape, baseada na plataforma do Jeep Compass, poderia ser uma alternativa viável para o mercado norte-americano