A Toyota emitiu um comunicado para não dirigir veículos afetados por defeito em airbags. Os modelos Corolla 2003-2004; Corolla Matrix e RAV4 2004-2005 podem explodir o equipamento e disparar fragmentos de metal afiados.
O problema no componente de segurança pode chegar a ferir gravemente ou até matar o motorista e ocupantes do veículo.
Segundo a empresa japonesa, os proprietários devem substituir o airbag gratuitamente. O recall afeta cerca de 50 mil veículos no Estados Unidos e 7.300 carros no Canadá. As informações são do jornal The Washington Post.
Os airbags são da marca Takata e segundo a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA, eles já causaram pelo 27 mortes e deixaram 400 feridos.
LEIA MAIS
+ Saveiro ultrapassa emplacamentos de Toro e Hilux em parcial de janeiro
A reportagem entrou em contato com a Toyota para saber se o recall também será realizado em território brasileiro. A montadora disse que está “está verificando essas informações”.
*A matéria será atualizada quando a fabricante enviar a resposta.
Irregularidade em motores
A montadora enfrenta outro problema. Uma irregularidade encontrada em diversos modelos com motores a diesel faz com que alguns carros deixassem de ser vendidos, como Hilux e SW4. Contudo, a decisão não terá efeitos para o Mercosul.
“Ocorreram irregularidades durante os testes de potência para a certificação de três modelos de motores diesel para automóveis que a Toyota havia encomendado”, explicou a Toyota por meio de comunicado oficial.
A lista de modelos afetados passa por Land Cruiser 300, Hiace, Innova e Lexus LX500D e modelos comercializados no Brasil como Hilux e SW4. “Não há necessidade de interromper o uso dos motores ou veículos afetados”, destacou a fabricante.