Publicidade

Cientistas criam bateria que é carregada em cinco minutos

Pesquisadores da Universidade Cornell, em Nova Iorque (EUA), criaram uma bateria que representam um significativo avanço. A bateria de lítio pode ser carregada em menos de cinco minutos, o que é, em média, uma pausa para o café.

Ao mesmo tempo, o componente oferece um desempenho estável durante ciclos prolongados de cargas e descargas.

Com isso, segundo a equipe de pesquisadores, pode aliviar o “ansiedade de autonomia” dos proprietários de veículos elétricos. Um dos principais entraves dos automóveis movidos a energia é a demora na recarga.

LEIA MAIS
+ Tesla Model Y passa Corolla e se torna o carro mais vendido do mundo

Se você pode carregar uma bateria de EV em cinco minutos, quero dizer, meu Deus, você não precisa de uma bateria grande o suficiente para um alcance de 300 milhas (480 km). Você pode se contentar com menos, o que poderia reduzir o custo dos VEs, permitindo uma adoção mais ampla”, disse o professor de engenharia e reitor da Universidade, Lynden Archer.

As baterias de lítio são as mais populares para alimentar veículos elétricos. Elas são leves e relativamente eficientes em termos energéticos.

Explicação
“A principal inovação é que descobrimos um princípio de design que permite que os íons metálicos no ânodo da bateria se movam livremente, encontrem a configuração correta e só então participem da reação de armazenamento de carga”, disse Archer.

“O resultado final é que em cada ciclo de carga, o eletrodo está em um estado morfológico estável. É precisamente o que dá às nossas novas baterias de carregamento rápido a capacidade de carregar e descarregar repetidamente ao longo de milhares de ciclos”, complementa a pesquisa.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade