Com o crescimento de casos da Covid-19 em todo o território brasileiro, alguns cuidados precisam ser tomados em todos os âmbitos, inclusive os condutores de motocicletas. Devido a sobrecarga do sistema público e privado de saúde, motociclistas devem redobrar o cuidado ao conduzir a moto no trânsito, a fim de pôr em prática a direção defensiva e, com isso, evitar acidentes.
LEIA MAIS
+ Grandes montadoras do Brasil anunciam fechamento de fábricas
Alguns grupos precisam sair de casa para trabalhar e oferecer serviços essenciais à população e a motocicleta pode ser uma boa alternativa para evitar aglomerações em transportes públicos – que circulam com superlotação em grandes centros urbanos -, além de a moto ter uma limpeza fácil, transportando até duas pessoas.
Contudo, como o novo coronavírus é altamente contagioso, diversos cuidados devem ser tomados para evitar que o vírus se propague de maneira desenfreada e que tanto condutor quanto passageiro mantenham-se seguros.
Como trata-se de um vírus que é composto por uma uma membrana de gordura, é possível eliminá-lo intensificando hábitos rigorosos de higiene. Então, sempre que possível lave bem as mãos com água e sabão, mas quando não tiver acesso, utilize álcool em gel de 70%. Esse ritual deve ser adotado inclusive antes e depois de circular com a motocicleta.
Seja rigoroso com seus equipamentos de proteção. Não compartilhe capacete, luvas ou jaquetas, pois esses itens podem realizar a transmissão da Covid-19, tendo em vista que há casos de transmissão local em Pernambuco. Caso tenha emprestado seus equipamentos de proteção, ao recolher higienize todos os itens para que não haja a propagação do vírus.
Partindo para as duas rodas, como a motocicleta é totalmente exposta, em estacionamentos coletivos ou nas ruas, pedestres contaminados podem pegar na sua moto ou dar aquela famosa conferida no espelho retrovisor, é importante redobrar a limpeza da sua moto, enfatizando bem a higienização do guidão, botões e retrovisores com álcool em gel, desengordurante, limpa vidros ou o tradicional água e sabão. Além deixar sua motocicleta brilhando, você estará aumentando sua proteção contra o novo coronavírus.
MOTOCICLISTA DE APLICATIVOS
Para a categoria dos motociclistas de aplicativo, os cuidados citados devem ser redobrados, tendo em vista o contato direto com o cliente. Aos entregadores de comida ou compras, aplicativos como iFood já está recomendando, através da plataforma, que os clientes realizem o pagamento do pedido de maneira online para evitar o contato. Mas, caso seja necessário, após a interação com o cliente, utilize o álcool em gel 70% e não coloque as mãos no rosto, assim estará se prevenindo de um possível contágio. Neste momento em que o mundo está vivendo, além da direção defensiva, os motociclistas necessitam tomar cuidado para não ser contagiado com a Covid-19. Então, faça sua parte e previna-se.