O Chery iCar é dos carros elétricos mais baratos do Brasil. Urbano, leve e bem equipado, o subcompacto elétrico tem autonomia para rodar 282 quilômetros longe da tomada. Do lado de fora, o visual chama atenção. Ao rodar pelas ruas do Recife com o carrinho, vimos várias viradas de pescoço.
Elétrico, o iCar tem uma bateria de 30,8 kWh com sistema de carregamento adaptável para tomadas 220V. Ele leva aproximadamente 5 horas para a recarga em um carregador do tipo parede.
O Chery iCar chega em versão única e custa R$ 149.990. Tem 3,20 m de comprimento, 1,67 m de largura e 2,15 m de entre-eixos. Com 995 kg, o subcompacto tem capacidade para levar quatro ocupantes. No banco traseiro, pessoas com cerca de até 1,65 m conseguem sentar relativamente confortáveis. Pessoas mais altas terão de entrar na segunda fileira por sua conta em risco.
No porta-malas são 100 L de capacidade. Dá para levar duas mochilas de costas. Caso queira ampliar e não precise dos quatro ocupantes no carro, basta deitar a fileira traseira para aumentar a capacidade do porta-malas para 380 L.
O desempenho do iCar agrada. São 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. A aceleração de 0-100 km/h acontece em 12,9 segundos e a velocidade máxima é de 120 km/h. Nas saídas de sinal, o carrinho é bem ágil e o torque instantâneo diverte ao pisar fundo. Para o uso urbano, proposta do subcompacto, ele é suficiente.
O iCar é divertido de dirigir e no trânsito intenso é fácil passar em qualquer brecha. A suspensão é independente nas quatro rodas, mas em ruas mais esburacadas, a suspensão é um pouco barulhenta e rígida. No asfalto o carro se comporta bem e é confortável de dirigir.
O interior surpreende. Apesar de o Chery iCar ser pequeno, os bancos são em couro e são confortáveis. Além disso, os ajustes são elétricos, até mesmo para empurrar o banco para frente para a entrada de ocupantes na segunda fileira.
A tela de 10,25″ tem interação como o carro e mostra climatização, rádio, mídias, regeneração de energia entre outras funções. Por outro lado, não conta com espelhamento para smartphone, nem mesmo por cabo.
Porém, há carregador de celular por indução, que fica numa boa posição. Há ainda partida por botão, modo de condução Sport e Eco e assistente de partida em rampas. Os vidros são elétricos, mas sem função de um toque.
Algo que chama atenção é o teto panorâmico que dá um ar de sofisticação ao subcompacto. Apesar de a abertura da cortina ser manual, o teto panorâmico é um ponto positivo para a Chery.
No quesito segurança, o Chery iCar tem uma frenagem surpreendente, favorecida pelos freios à disco nas quatro rodas com ABS e EBD. São dois airbags frontais e o subcompacto ainda tem indicador de pressão e temperatura dos pneus. Como não há espaço para estepe, ele conta com kit de raparo de pneu.