Os incentivos da reforma tributária que garantiram competitividade aos polos automotivos do Nordeste e Centro Oeste podem gerar um desvio de rota da próxima fábrica de automóveis chineses no Brasil. Omoda e Jaecoo tinham como primeira opção a planta de Jacareí, SP, mas abriram as portas para ouvir as ofertas dos estados.
A China também está analisando os estudos para os programas já existentes, lembrem-se que a Ford ainda tem a planta da Troller no Ceará. A montadora norte-americana não comenta sobre o tema e a meta chinesa é começar a produção dos veículos prevista para 2025.
O anúncio da nova fábrica com os investimentos para produção no Brasil será feito em janeiro pelo CEO da empresa, Shawn XU, que é vice presidente da Chery global. Ele também vai explicar sobre a estratégia de antecipação da montadora diante da decisão do governo federal de impor a nova carga tributária para os importados eletrificados. O tributo de 35% será escalonado e os primeiros 10% para os carros BEV (elétricos) e 12% para os híbridos começa a valer a partir de janeiro.
Como vai ficar o imposto? Para híbridos plug-in, serão 12% em janeiro de 2024, 20% em julho de 2024, 28% em julho de 2025 e chegando aos 35% em julho de 2026. Para os elétricos, a sequência é 10% (janeiro de 2024), 18% (julho de 2024), 25% (julho de 2025) e 35% (julho de 2026).
Omoda e Jaecoo já estão finalizando a escolha dos principais players (representantes, lojistas) e o escritório da montadora no Brasil irá fazer o comunicado dos novos concessionários pelos próximos dias de dezembro, logo depois irá revelar os primeiros dois veículos da relação de produtos para o biênio 2024 e 2025. Atualmente são cerca de 200 empresas candidatas, das quais sairão 38 pontos iniciais concentrados em grupos, mas até o final de 2026, o planejamento será oferecer 158 locais de vendas e assistência.
Os novos estrangeiros, a princípio, chegarão importados mas o objetivo é a produção no mercado local. Omoda e Jaecoo planejam oferecer o lado mais sustentável da China como principal pilar para as marcas que terão a partir do ano que vem, quatro modelos e algumas versões que começam a ser vendidas por aqui. Já no próximo mês de dezembro, o Brasil conhecerá os primeiros automóveis.
Do line up, todos serão SUV e três deles híbridos leves e um elétrico que pode chegar no começo de 2025. Omoda e Jaecoo já confirmaram que vão comercializar seus carros em rede independente da CAOA Chery. Cerca de 38 pontos de vendas serão apresentados nas capitais brasileiras e depois nas filiais do interior de cada estado.
A Omoda é uma marca de espírito jovem que está comprometida em entregar aos early adopters (aqueles que são usuários pioneiros de produtos tecnológicos) carros modernos com design avançado e tecnologia do futuro.
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O nome Omoda
Descobri que surgiu da palavra inglesa “modern” (moderno) e representa o compromisso da empresa na construção sustentável da marca. A meta é entregar uma experiência de condução confortável para motoristas e passageiros com seus recursos de tecnologia, segurança, entretenimento e a assistência ao condutor (ADAs) como item de série.
A Jaecoo
Estarão lado a lado Omoda e Jaecoo e essa vai explorar a tendência da liberdade, do off-road com tração nas quatro rodas. A bordo, boa dose de requinte como apresentação da cabine.
O grupo informa que os desenhos dos veículos foram projetados em parceria com designers do Reino Unido e Alemanha e o resultado concebeu um novo padrão para SUVs do tipo todo terreno. O design Jaecoo é uma mistura de características dos off-roads clássicos com elementos de luxo.