A BYD desembarcou o primeiro navio Explorer No.1 no Brasil. A embarcação gigante atracou no Porto de Suape (PE), na madrugada desta terça e trouxe veículos híbridos e elétricos. Entre eles, os dois próximos lançamentos: o Song Pro e o sedã King.
Ambos plug-In com autonomia no modo elétrico de 100 quilômetros. O navio da BYD foi entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong e fez sua primeira para a América do Sul.
O Explorer tem capacidade para transportar até 7 mil veículos e mede 199,9 metros de comprimento com 38 metros de largura (boca). Essa foi a segunda viagem do cargueiro BYD que levou 27 dias da China até o Brasil.
LEIA MAIS
+ EX30 da Volvo é o chinês que viajou no tempo e chegou em 2024 surpreendendo
“Nós acreditamos que é possível manter a sustentabilidade e a tecnologia em todas as nossas soluções de mobilidade verde e estamos cada vez mais comprometidos em contribuir para fortalecer a logística internacional ecológica e inteligente. E o Brasil é, sem dúvidas, uma de nossas maiores apostas”, afirmou o presidente da BYD do Brasil, Tyler Li no comunicado de imprensa da empresa.
O navio trouxe 5.459 carros para abastecer o mercado nacional, visando atender a nova demanda dos brasileiros pelos carros elétricos e híbridos da marca. Apenas nos cinco primeiros meses do ano, a BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil).
A previsão de 100 mil carros até o final do ano está dentro da realidade dos pátios espalhados pelos portos. A operação em Suape faz parte da estratégia de antecipar a entrada dos veículos eletrificados no país visando escapar da nova rodada de impostos a partir de julho.
DADOS, EMPLACAMENTOS
Em abril, a empresa se tornou a nona montadora a mais emplacar carros no país, no ranking geral entre todas as marcas segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
O conselheiro especial Alexandre Baldy, também disse no informativo aos jornalistas que o Brasil hoje é maior mercado para a BYD fora da Ásia. Por isso, a construção da nossa fábrica em Camaçari está em ritmo acelerado” Henry Karan, chefe de Relações Públicas da greentech reforçou a lembrança em Suape que no final deste ano começa a montagem dos carros na Bahia e já a partir do ano que vem, na metade de 2025, a BYD vai produzir os carros que certamente estão fazendo os números no mercado.