Publicidade

BMW iX3 estreia em setembro e terá 800 km de autonomia

A BMW confirmou para setembro, durante o IAA Mobility 2025 em Munique, a estreia mundial da nova geração do BMW iX3. O SUV será o primeiro modelo de produção em série baseado na plataforma Neue Klasse e chegará ao mercado no fim do ano, produzido na recém-inaugurada fábrica da marca em Debrecen, na Hungria.

O novo iX3 representa o ponto de partida de uma nova fase para a BMW em mobilidade elétrica. Com sistema elétrico de sexta geração (Gen6), autonomia de até 800 km (WLTP) e carregamento ultrarrápido de 400 kW, o modelo estreia uma série de tecnologias desenvolvidas para transformar a experiência de condução, conectividade e eficiência.

O novo conjunto elétrico Gen6 estreia com o iX3 50 xDrive e promete combinar autonomia estendida com carregamento ágil. Em estações de recarga ultrarrápidas, o modelo pode recuperar mais de 350 km de alcance em apenas 10 minutos. Essa performance é viabilizada por uma arquitetura elétrica de 800V e por novas células cilíndricas com densidade energética 20% superior às prismáticas usadas anteriormente.

LEIA MAIS
+ Mini lança novos John Cooper Works Hatch e Cabrio no Brasil com motor de 231 cv

A bateria de alta tensão integra a estrutura do veículo, o que melhora a rigidez e reduz o peso. Além disso, o sistema suporta recarga bidirecional, o que permitirá uso como fonte de energia para residências ou para a rede elétrica.

O BMW iX3 traz o novo sistema Panoramic iDrive, com layout baseado no conceito “mãos no volante, olhos na estrada”. O painel integra uma ampla faixa digital posicionada na linha de visão ideal do motorista. Rodando o novo sistema operacional BMW OS X, ele combina comandos físicos com uma navegação digital altamente personalizável, intuitiva e compatível com atualizações over-the-air.

Sob o capô (e também no coração digital), o destaque vai para o Heart of Joy, o novo supercomputador de condução da marca. Segundo a BMW, esse processador central é 10 vezes mais rápido que os sistemas atuais e comanda em tempo real a motorização elétrica, freios regenerativos, direção e estabilidade do carro. Em 98% das frenagens, o carro pode parar apenas com regeneração, sem o uso dos freios convencionais.

A resposta mais rápida do sistema e a integração com o software BMW Dynamic Performance Control permitem um comportamento dinâmico mais refinado, com curvas previsíveis, menos comandos de correção e mais controle. A BMW afirma que o novo iX3 oferece uma direção intuitiva mesmo nos limites dinâmicos.

A nova arquitetura também estreia um conjunto avançado de assistentes de condução com base em inteligência artificial. Entre os recursos estão o alerta de mudança de faixa, aviso de prioridade, assistente de saída segura (que detecta pedestres e ciclistas nas laterais) e o novo sistema de Visão Assistida, que exibe a situação do tráfego em tempo real na tela central, no visor panorâmico ou no head-up display 3D.

O modelo ainda contará com assistente de rodovia com troca automática de faixa e controle adaptativo com previsões baseadas em tráfego real, alimentadas pelo BMW Cloud.

Carregamento facilitado e automatizado

Entre as inovações do dia a dia, o BMW iX3 traz uma tampa de carregamento inteligente com abertura automática por IA, que detecta quando o motorista se aproxima de um ponto de recarga conhecido. O sistema se antecipa à ação do condutor e prepara o carro para receber a carga.

Além disso, o carro já nasce com suporte para carregamento bidirecional (algo raro mesmo entre modelos premium), permitindo que o iX3 forneça energia para a casa ou rede elétrica nos horários de menor uso.

O BMW iX3 inaugura uma nova geração de veículos da marca. Desenvolvido na plataforma Neue Klasse, o SUV vai servir de base para diversos modelos que serão lançados nos próximos anos, sempre com foco em eletrificação, digitalização e sustentabilidade. O conjunto eletrônico com quatro “supercérebros” (computadores de alto desempenho) garante escalabilidade e longevidade à arquitetura.

A nova linguagem de design, tecnologia e engenharia embarcada marcará a próxima fase da BMW, que pretende dobrar suas vendas de carros elétricos até o final da década.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade