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Bronco é SUV de shopping ou 4×4 raíz? Descubra a verdade sobre o modelo da Ford

A versatilidade dos SUVs conquistou os consumidores de vários mercados e, no Brasil, os utilitários esportivos viraram preferência nacional. Muito disso se deve ao fato de os SUVs conciliarem a capacidade de enfrentar obstáculos comuns em nossas estradas, como buracos, lombadas e desníveis e ainda assim serem veículos aptos para o dia a dia, com uma dose de conforto e espaço interno. Mas será que é possível ser um SUV 4×4 “raiz” e ainda entregar uma condição confortável na cabine para todos os ocupantes?

São poucos os modelos que conseguem aliar esses dois comportamentos que, até um tempo atrás, eram antagônicos. Ou você tinha um SUV para a trilha pesada que era inviável para o dia a dia, ou você teria um SUV “de shopping”.

Confira o vídeo completo: 

A Ford conseguiu com o novo Bronco Sport aliar a disposição de um off-road raiz sem sacrificar a estabilidade e o conforto. Um dos principais responsáveis por essa característica é a sua suspensão inovadora com sistema de estabilidade off-road de alto desempenho, também conhecida pela sigla HOSS (High-Performance Off-Road Stability Suspension).

A montadora afirma ter desenvolvido a nova suspensão depois de ouvir o que os fãs de off-road queriam e o que não gostavam no comportamento dinâmico dos SUVs 4×4 existentes no mercado. O sistema HOSS foi a resposta para tornar o conjunto mais leve e ágil, combinando um desempenho off-road mais confiante com melhor padrão de dirigibilidade e conforto.

As suas molas e amortecedores são especialmente calibrados para condições extremas, como rodagem em trilhas em alta velocidade, e também dão maior estabilidade ao veículo em estrada. Essa diferença é percebida mais facilmente em trilhas esburacadas ou dunas, reduzindo as vibrações para que o motorista possa se concentrar no que está à frente.
Nós sentimos isso durante nossos dias com o Bronco.

O desempenho do SUV na estrada impressionou pela estabilidade nas curvas e o conforto a bordo para todos os ocupantes. O desempenho do motor 2.0 Ecoboost recalibrado para 253 cv de potência é mais que satisfatório: sobra potência e torque (38,7 kgfm), dando a ele aspectos de esportividade que muita gente nem imagina que existe ao ver o carro parado.

Engenharia
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com molas helicoidais mais altas para ampliar o espaço de articulação das rodas. Tem também amortecedores duplos exclusivos para serviço pesado e barra estabilizadora.

A suspensão traseira é formada por braços duplos independentes, molas helicoidais com calibração especial, barra estabilizadora e amortecedores monotubo de 46 mm de diâmetro. Coxins hidráulicos contribuem para aumentar a absorção de impactos e o controle de vibrações em alta velocidade.

A tração 4×4 com diferencial traseiro blocante e o sistema de gerenciamento com sete modos de terreno (Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rocha) são outros recursos que garantem o bom desempenho do Bronco Sport tanto nas trilhas como no asfalto.

A direção elétrica com níveis variáveis de assistência também aumenta a sensação de controle e segurança do motorista, com uma resposta mais firme em trilhas e menor esforço em baixas velocidades, como no modo de escalada de pedra.

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