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BMW atinge marca de 3 milhões de veículos eletrificados produzidos

O BMW Group alcançou nesta semana a marca de três milhões de veículos eletrificados produzidos. O modelo que marcou o número simbólico foi um BMW 330e Touring, híbrido plug-in, na cor Azul Portimão. Ele foi fabricado na planta de Munique, na Alemanha, e será destinado ao mercado do Reino Unido.

De acordo com a empresa, um em cada quatro veículos vendidos em 2024 já é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. Atualmente, veículos com diferentes sistemas de propulsão, elétrico, híbrido ou a combustão, são montados lado a lado nas fábricas do grupo, de forma integrada.

“O BMW Group consegue atender às exigências dos clientes de acordo com as tendências do mercado e a demanda”, afirmou Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção. Segundo ele, toda a rede global de produção da marca está preparada para a eletromobilidade.

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A produção em série de modelos totalmente elétricos começou em 2013, com o lançamento do BMW i3. O modelo foi produzido durante cerca de dez anos na planta de Leipzig, na Alemanha. Na época, o processo de montagem ainda era separado dos veículos a combustão.

Com o tempo, os sistemas foram integrados nas demais fábricas. Inicialmente, isso se deu com os modelos híbridos plug-in, que passaram a ser produzidos nas mesmas linhas de montagem dos veículos convencionais. Atualmente, cerca de 75% dos eletrificados produzidos pelo BMW Group já são totalmente elétricos.

Somando as marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, o grupo já entregou cerca de 1,5 milhão de veículos totalmente elétricos (BEVs) no mundo.

Expansão global da produção eletrificada

A linha de modelos elétricos se expandiu para a MINI em 2019, com o início da produção do Cooper SE em Oxford, no Reino Unido. Em 2020, o portfólio cresceu com o BMW iX3, montado na China. Em 2021, modelos como BMW iX e i4 passaram a ser produzidos nas plantas de Dingolfing e Munique.

Desde então, todas as fábricas da empresa na Alemanha foram adaptadas para produzir veículos elétricos. A eletrificação também já chegou à China, onde todas as unidades estão habilitadas, e vem avançando nos Estados Unidos, México e África do Sul. A planta mexicana de San Luis Potosí, por exemplo, começará a produzir modelos da nova geração Neue Klasse em 2027.

Na América do Sul, o Brasil já conta com produção de veículos eletrificados. O mesmo ocorre na Índia e na Tailândia.

Além dos veículos, a produção de componentes para propulsão elétrica também está sendo ampliada. Desde o BMW i3, a planta de Dingolfing produz módulos de baterias, baterias de alta tensão e motores elétricos. Em 2022, a capacidade anual ultrapassou 500 mil sistemas de propulsão.

Hoje, esses componentes também são montados nas fábricas de Regensburg, Leipzig e Spartanburg (EUA). A sexta geração de sistemas de propulsão elétrica começará a ser produzida ainda em 2025 na planta de Debrecen, na Hungria, como parte do projeto Neue Klasse.

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