O principal sedã da marca aqui no Brasil recebeu atualizações para a linha 2021. Mesmo com os problemas enfrentados em diversas partes do globo, a Audi apostou no diferencial para chamar a atenção dos interessados em modelos premium.
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Com linhas mais elegantes, a principal novidade para o novo A3 fica mesmo por conta do design que ficou mais chamativa e esportiva. O modelo atual é produzido na planta de São José dos Pinhais (PR) e já é um velho conhecido dos brasileiros, mas só deve ficar por aqui até o fim d ano mesmo.
Enquanto isso, a nova geração terá que disputar o mercado, como o sedã de entrada da alemã, com os também de luxo Mercedes-Benz Classe A sedã e o BMW Série 2 Gran Coupe. O A3 aparece como uma opção mais em conta e menor do irmão A4, mais completo.
A novidade, em comparação ao antecessor, ficou maior, com 4 centímetros a mais de comprimento, 2 centímetros a mais de largura e 1 cm mais alto. Sendo assim, o novo A3 sedã mede 4,5 metros de comprimento, 1,82 metros de largura e 1,43 metros de altura. Já o entre-eixos permanece do mesmo tamanho, com 2,63 metros. Ou seja, o espaço interno continua praticamente o mesmo.
Outra diferença em relação à dimensões é para a posição do motorista que ficou mais baixa, ganhando 2 centímetros na frente. A capacidade do porta-malas manteve-se a mesma, com 425 litros, 45 litros a mais em relação à versão Sportback.
Na parte traseira, um design diferenciado fica por conta da tampa do porta-malas, que não abre mais junto com o vidro traseiro. Além disso, conta com u spoiler do porta-malas, que pode ser de fibra de carbono como opcional, além de um difusor de ar diferenciado.
A parte da frente é idêntica a versão hatch do esportivo, utilizando o mesmo desenho da grade, do para-choque e dos faróis.
A cabine é a mesma utilizada pelo A3 Sportback, com painel de instrumentos digital que conta com uma tela de 10,25 polegadas (ou 12,3″ opcional), e uma central multimídia de 10,1 polegadas. Entre as tecnologias disponíveis estão conexão wi-fi, rádio digital, carregador sem fio para smartphone e gerenciamento remoto por aplicativo.
Outro diferencial está na lista de equipamentos de segurança que conta com sistema de manutenção em faixa, câmera frontal com antecipação de acidentes e frenagem automática de emergência, aviso de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.
A tecnolgoia também conta com o Car2X do Grupo Volkswagen que é capaz de receber informações em tempo real de acidentes, limite de velocidade da via, além de ajudar a encontrar vagas de estacionamento disponíveis.
Debaixo do capô, o sedã tem duas opções de motorização, o 1.5 TFSI movido a gasolina e o 2.0 turbodiesel, os dois com 150 cavalos de potência. O 1.5 pode ser associado a uma transmissão manual de seis marchas ou automatizada S-tronic de dupla embreagem e sete velocidades, já a opção 2.0 só é oferecida com câmbio automático.
Alguma semanas após o lançamento, o A3 Sedan receberá o 1.0 TFSI de 110 cv e o 2.0 TDI de 116 cv. Ambos utilizarão uma transmissão manual de seis velocidades e, na opção com motor a gasolina, também poderá ser escolhida a transmissão S-tronic.
Com o encerramento da produção no final do ano da versão atual, a nova geração deve vir importada da Hungria, assim como o SUV Q3. O lançamento oficial deve acontecer até junho do próximo ano.