A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) contestou a declaração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que criticou a adoção de carros elétricos. “Temos que lembrar que o carro elétrico é uma ameaça aos nossos empregos aqui”, disse o governador.
A ABVE soltou uma nota manifestando decepção com as declarações de Zema. “Não faz sentido as autoridades dos principais Estados do país criarem insegurança a empresas que já se comprometeram a gerar empregos de qualidade e trazer inovação tecnológica à indústria brasileira”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
A entidade do carro elétrico afirma que os investimentos no segmento estão em constante crescimento. “Esses investimentos estão criando um conjunto amplo de empresas de veículos, componentes, equipamentos e serviços, com um número crescente de startups surgindo a cada dia”, aponta.
LEIA MAIS
+ BYD Dolphin e Seal levam 5 estrelas no Euro NCAP
Ainda de acordo com a ABVE, os elétricos são mais do que apenas carros, mas sim um ecossistema completo “Inclui não só automóveis, mas a nova cadeia produtiva de ônibus elétricos, a vibrante indústria de infraestrutura de recarga elétrica e um promissor setor de mineração”, acrescentou Bastos.
A declaração de Zema aconteceu no Cosud (Consórcio de Integração Sul Sudeste). Na ocasião, o governador Zema o uso do etanol. “Nosso carro a etanol, que muitas vezes é esquecido, é tão sustentável quanto o elétrico ou até melhor”, prosseguiu.
Bio-Hybrid em Minas Gerais
Contudo, vale lembrar que a Stellantis tem fábrica de carros em Betim (MG) e inclusive já anunciou a produção de carros híbridos e elétricos. Chamado de Bio-Hybrid. São quatro plataformas, que vão desde o Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) ao 100% elétrico.
Vale salientar que as tecnologias são compatíveis com as linhas de produção das três plantas da empresa – Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE). Na prática, isso resultará em um crescimento na demanda e no número de empregos.
“O Bio-Hybrid é uma tecnologia de descarbonização da mobilidade, que privilegia as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa”, afirmou o ex-presidente da Stellantis América do Sul Antonio Filosa.
Além disso, a BYD também já anunciou a produção de carros elétricos na antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA). A planta da gigante chinesa vai gerar 5 mil empregos no complexo.
Elétricos
No acumulado de janeiro a setembro deste ano, os veículos movidos a baterias chegaram a 7.725. A frota de automóveis 100% elétricos é de 21.019 unidades, o que representa 11% de toda a frota eletrificada.