Lançado em janeiro e com vendas iniciadas em fevereiro, o Volkswagen Virtus já figura – em apenas três meses de vendas – entre os sedãs mais vendidos no Brasil. Até o final de abril, foram emplacados 8.462 Virtus em todo o país. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) classifica os sedãs em quatro categorias no mercado brasileiro: pequenos, compactos, médios e grandes.
O Virtus foi enquadrado pela entidade que representa os concessionários como “compacto”. Nesta categoria, o sedã da Volks já lidera com folga. Segundo colocado, o Chevrolet Cobalt emplacou cerca de 3 mil unidades a menos, como 5.096 emplacamentos no acumulado do ano. Na sequência, vem o Honda City, com 4.144 vendas.
O maior rival do Virtus, o Cronos foi lançado praticamente na mesma época. Para a Fenabrave, o sedã da Fiat se enquadra entre os “pequenos”, mas independentemente de categoria, a vantagem do Virtus também é expressiva. Até o final do abril, o Cronos emplacou 5.038 unidades, contra as 8.462 do Volks.
Se fizemos o recorte do último mês cheio de vendas, a crescente do Virtus fica ainda mais evidente. Em abril, o compacto da Volkswagen foi o terceiro sedã mais vendido no país, incluindo aí os pequenos e os médios. Quem lidera nesse recorte é o GM Prisma (6.635), seguido do Corolla (5.664).
As razões
Mas por que o Virtus está em uma ascendente tão grande no mercado? Assim como o Cronos, o sedã da Volks se beneficia, é claro, do fator novidade. Mas apenas isso não justificaria a distância que o Virtus está abrindo para os rivais. Aí entram os detalhes, que, na hora da compra, fazem o consumidor se posicionar pelo produto que ele define como melhor.
Em termos de tecnologia embarcada, por exemplo, o Virtus tem equipamentos inéditos para o segmento, como o manual cognitivo e detector de fadiga do motorista. O painel 100% digital (Active Info Display) é outro atrativo que os rivais diretos não oferecem.
Na segurança, o sedã da Volks conseguiu a nota máxima (cinco estrelas) na categoria nos testes da Latin NCap e ainda têm auxílios da tecnologia, como o sistema de freios pós-colisão para somar neste quesito.
Espaço interno é outro diferencial do Virtus em relação aos compactos. Seu entre-eixos de sedã médio 2.651 mm (mesmos números do Jetta atual) garantem amplo espaço para os passageiros do banco de trás.
Entenda por que sobra espaço no Virtus