A Hyundai planeja lançar novos modelos no Brasil até 2027, incluindo o HB20 híbrido e uma picape derivada do Creta, visando os segmentos de SUVs e picapes. A montadora também aposta em um SUV de sete lugares para competir com o Jeep Commander, ambos com tecnologia híbrida leve.
Essas estratégias visam aumentar a participação da Hyundai no mercado brasileiro, atualmente na quinta posição no ranking de vendas.
A Hyundai prepara um pacote de importantes lançamentos para os próximos três anos no Brasil. O objetivo é entrar em novos segmentos que estão entre os preferidos dos brasileiros, como o de SUVs familiares e picapes, além de dar o pontapé inicial na eletrificação de modelos produzidos em Piracicaba (SP).
LEIA MAIS
+ Honda e Nissan podem estar realizando fusão, diz jornal
Os planos ainda são secretos, mas apuramos que até 2027 a Hyundai lançará a nova geração do seu best-seller, o HB20, que terá versões híbridas. A tecnologia da eletrificação deverá ser a híbrida leve, como já fez a Fiat e que será seguida por outras montadoras, como a Volkswagen, Jeep e Chevrolet.
Outra novidade no patamar de fabricação local será um SUV de sete lugares para disputar mercado com o líder Jeep Commander. Ele será derivado da nova plataforma do Creta e também já deve chegar com tecnologia de eletrificação híbrida.
Também sairá da plataforma do novo Creta uma picape médio-compacta do porte da Fiat Toro e Ford Maverick. Mas não será a picape Santa Cruz, que já roda e faz sucesso em muitos mercados, como nos Estados Unidos.
Essa picape nacional derivada do Creta explica, portanto, porque a Santa Cruz não chegou por aqui, apesar de grande comoção e empolgação dos brasileiros com o design da picape lançada lá fora.
A escolha pela produção nacional é para dar competitividade ao modelo. A Santa Cruz importada dificilmente ficaria em patamar de preço que pudesse competir com a líder Toro. A picape da Hyundai sofreria do mesmo mal que a Ford sofre com a Maverick, que apesar de ser um bom produto, não consegue ter volume de vendas significativo por ser importada e cara.
Com a chegada desses novos produtos e entrada em segmentos importantes do mercado, a Hyundai brasileira (HMB) deverá ampliar bastante a sua participação de mercado no Brasil.
Hoje, a montadora sul-coreana ocupa a quinta posição no ranking de vendas no país quando falamos de automóveis de passeio e comerciais leves. Ela fica atrás da Fiat, Volkswagen, GM e Toyota, quase em empate técnico com a marca japonesa. Esse quadro pode mudar rapidamente com a chegada dos novos produtos. Vamos esperar para conferir.