Será que o Brasil está seguindo os passos dos consumidores norte-americanos e estamos nos tornando um país “picapeiro”? Essa dúvida é embasada não apenas nos números de vendas que mostram que o segmento das picapes é o que mais cresce no nosso mercado, mas também pela quantidade de utilitários de caçambas que vemos nas ruas das cidades. Os picapeiros saíram do campo e invadiram os centros urbanos.
Quem acompanha nossas avaliações aqui no AutoRanking sabe que na maioria das vezes testamos os carros na cidade, para mostrar como ele se comporta no dia a dia da maioria dos consumidores. Dessa vez, entretanto, fizemos diferente. Saímos da cidade, pegamos a estrada e subimos a serra com uma das picapes mais empolgantes do momento, a nova Ford Ranger com motor V6.
Veja a viagem completa no vídeo abaixo:
A escolha da versão topo de linha, a Limited com pacote Plus, se deu porque ela transita muito bem tanto no trânsito da cidade como também fora dela. Saímos da região de praia, com o típico calor do Recife, em busca de ares mais frios na região de serras nas proximidades de Gravatá. Trata-se de uma viagem curta de pouco mais de uma hora, mas que exige bem do motor, suspensão e até da habilidade off-road da picape.
Vamos começar falando do número que impressionou a nossa equipe: o consumo da Ford Ranger com poderoso motor V6 subindo a serra. O utilitário consumiu uma média de 10,2 km/l de óleo diesel nessa etapa, o que consideramos um número bom devido ao uso constante do motor em rotações mais altas.
Nos trechos fora de estrada, para chegar no topo da Serra do Maroto, cerca de 700 metros acima do nível do mar, utilizamos a picape com a tração 4×4 e no modo de condução “Areia” do seletor.
LEIA MAIS
+ Comparar um Creta com um BYD Song parece loucura? O resultado vai te surpreender
Dessa forma, a Ranger se transfora em um utilitário robusto e que não teme desafios. Mas tudo isso sem perder a classe. Tudo isso, graças ao sistema de tração 4WD com distribuição de torque sob demanda, a suspensão com amortecedores traseiros externos à longarina e curso ampliado, a direção elétrica ativa, o câmbio eletrônico E-shifter, o freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução inteligentes.
Quando você soma tudo isso ao forte motor V6 turbodiesel de 250 cv, 60 kgfm de torque e a eficiência do câmbio automático de 10 velocidades, temos um conjunto que une, como poucos, robustez e baixo consumo de combustível. Tudo depende da medida de força no pedal do acelerador.
Na cabine, o silêncio a bordo, o conforto e a tecnologia embarcada de série são outros destaques da picape da Ford. Por tudo isso, podemos resumir que a nova Ranger, tanto na cidade como no campo, é uma das melhores escolhas do segmento.