Publicidade

Lantin NCAP zera a segurança de Hyundai HB20 e Ford Ka em novo teste

Mais uma rodada de testes do Latin NCAP e, mais uma vez, um resultado desastroso para com compactos. O órgão que comprova a segurança dos veículos 0 km na América Latina e Caribe avaliou novamente os Hyundai HB20 e Ford Ka.

LEIA MAIS

+ Novo Hyundai HB20 perde três estrelas em teste de segurança Latin NCAp

Os compactos foram testados através do novo protocolo do Latin e, ainda assim, os dois tiraram a pior nota. Os compactos receberam zero estrelas, de um máximo de cinco.

A Hyundai já tinha visto as carrocerias hatch e sedã do seu HB20 sendo rebaixada há pouco tempo. De quatro estrelas para apenas uma, na proteção de adultos na prova de impacto de lateral, foi o suficiente para fazer a fabricante abrir uma investigação para entender o que houve, só que não divulgou resultados.

Anteriormente, a marca sul-coreana informou que não havia realizado nenhuma mudança na especificação das peças ou de qualquer item que possa afetar a segurança do HB20 desde seu lançamento até hoje. A Hyundai ainda atribui ao órgão e aos novos parâmetros aplicados o fato da diminuição da pontuação.

Mais um ponto abordado pela montadora é em relação às referência de segurança propostas pelo novo protocolo do Latin NCAP, que ainda não são mandatórias, de acordo com as regras legais na América Latina.

Enquanto isso, o Ka da Ford, produzido em Camaçari (BA), tem um histórico um tanto quanto conturbado. Em 2017, durante o primeiro teste, o modelo zerou a prova. O segundo teste foi melhor, quando o hatch garantiu três estrelas. Agora, o modelo apresentou novamente uma piora na segurança, recebendo a menor nota.

De acordo com o Latin NCAP, os dois carros apresentaram boa proteção para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro. Por outro lado, a proteção de impacto frontal foi média e o teste de impacto lateral apresento proteção ruim para o tórax.

Também apresentou resultado ruim durante o teste de chicote cervical e, sem o controle eletrônico de estabilidade como equipamento padrão, o resultado foi o mais baixo.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade