A onda dos SUVs com carroceria no estilo cupê chegou à Porsche, que lança o Cayenne Coupé. “O Coupé inclui todos os diferenciais tecnológicos do Cayenne atual, mas tem um design ainda mais dinâmico e novos detalhes técnicos que o tornam mais progressivo, atlético e emocionante”, afirma Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
Os destaques do novo modelo Cayenne incluem linhas mais marcadas, com uma seção traseira totalmente única, um defletor traseiro adaptativo, bancos traseiros individuais e dois conceitos diferentes de teto: um teto panorâmico de vidro fixo, como equipamento de série, ou um teto opcional de carbono.
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A evolução do design do utilitário é marcante na queda acentuada do teto, que além de deixar o desenho do SUV mais bonito e esportivo, também contribui para a questão da aerodinâmica, segundo a Porsche.
O novo Cayenne Coupé vem de série com um teto panorâmico fixo de vidro com 2,16 m². A área transparente de 0,92 m² proporciona a todos os passageiros uma extraordinária sensação de espaço, enquanto a persiana retrátil integrada protege contra a exposição ao sol e o frio. Um teto de carbono estruturado é oferecido para o Coupé como opcional a pedido. A costura central dá a esse teto o visual característico de um carro-esporte, similar ao Porsche 911 GT3 RS.
O teto de carbono é oferecido como parte de três pacotes esportivos com baixo peso. Esses pacotes também incluem itens Sport Design e novas rodas GT Design de 22 polegadas com peso reduzido, centro dos bancos em tecido com padrão clássico xadrez e detalhes interiores em carbono e Alcantara. Para o Cayenne Turbo Coupé, o pacote também inclui um sistema esportivo de escapamento.
O novo Cayenne Coupé oferece de série amplo espaço a bordo para até quatro pessoas. Na frente, os novos assentos esportivos com oito regulagens com apoios de cabeça integrados oferecem conforto excepcional e ótimo apoio lateral. Na traseira, o Coupé vem equipado de série com um banco com características típicas de bancos individuais. Como alternativa, bancos conforto tipo 2+1 – um equipamento familiar do Cayenne – pode ser especificado sem custo adicional. Os passageiros de trás sentam-se 30 milímetros mais baixo que no Cayenne, o que garante amplo espaço para a cabeça, apesar da silhueta esportiva rebaixada do veículo. A capacidade do bagageiro e de 625 litros – ideal para o uso diário – e pode ser elevada até 1.540 litros quando os assentos traseiros são rebatidos (no Cayenne Turbo Coupé, de 600 para 1.510 litros).
No lançamento ao mercado, são disponibilizados dois motores de alto desempenho. O Cayenne Coupé com motor turbo de seis cilindros e três litros de deslocamento tem potência de 250 kW (340 hp) e desenvolve 450 Nm de torque. O pacote Sport Chrono que equipa os veículos de série permite realizar a arrancada de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos, tempo que pode cair para 5,9 segundos com os pacotes esportivos de peso leve opcionais. A velocidade máxima do veículo é 243 km/h. O topo de linha Cayenne Turbo Coupé chega à linha de partida com um motor V8 de quatro litros com duplo turbocompressor, 404 kW (550 cv) e torque máximo de 770 Nm. O Cayenne Turbo Coupé acelera da imobilidade até 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 286 km/h.
O novo Porsche Cayenne Coupé já está disponível para encomendas e estará nas concessionárias da Europa no final de maio. Na Alemanha, os preços começam em EUR 83.711 para o Cayenne Coupé e EUR 146.662 para o Cayenne Turbo Coupé, incluindo o imposto de valor adicionado (VAT) e equipamentos específicos para o país. No mercado brasileiro, a expectativa de chegada do novo SUV Coupé é até o final deste ano, preços e pacote de opcionais estão em definição.