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Volvo vai subsidiar parte dos impostos de importação sobre eletrificados

A Volvo anunciou que vai subsidiar uma parte dos impostos de importação para veículos elétricos. A medida já está em vigor e começa a ser praticada a partir de 1° de janeiro de 2024. A partir desta data, os veículos elétricos importados terão de pagar 10% de impostos, enquanto os híbridos vão pagar 12%.

“A Volvo Car Brasil, garantindo o comprometimento com o país, a eletrificação, a mobilidade sustentável e, em respeito ao consumidor brasileiro, optou, neste momento, pelo repasse médio de 7,7% aos preços dos seus produtos, garantindo previsibilidade ao seu cliente de qual será o impacto deste imposto ao adquirir um novo Volvo”, revelou a montadora no site de imprensa.

O EX30, novo lançamento da empresa e principal aposta para 2024, terá um ajuste de 5%. O XC40 e o C40 receberão 10% e, por fim, os modelos XC60 e XC90, com motorização híbrida, também terão seus valores ajustados em 10%, valendo para todo o ano de 2024.

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A fabricante afirmou que a decisão do governo não irá alterar a estratégia no país e que a Volvo continuará contando apenas com carros eletrificados em seu portfólio de produto.

“Acreditamos que este formato seja o melhor para deixar claro ao mercado quais são os nossos objetivos comerciais, além de dar ao consumidor a tranquilidade para adquirir seu carro sem surpresas”, disse o novo Presidente da Volvo Car Brasil, Marcelo Godoy.

Com a medida da Volvo é possível que outras marcas sigam o mesmo caminho da montadora e também passem a subsidiar parte dos impostos de importação. Pelo menos até a produção nacional ser massificada.

A BYD, por exemplo, tem planos para produzir três modelos eletrificados em Camaçari (BA) já para o próximo ano. São eles: Dolphin, Yuan Plus e Song Plus.

Imposto de importação
Os carros eletrificados (100% elétricos, híbridos e plug-ins) terão de pagar imposto de importação a partir de janeiro de 2024. A medida foi anunciada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex). Vale ressaltar que a medida ainda prevê cotas para as montadoras.

A retomada da tributação acontece de maneira progressiva e vai variar conforte os níveis de eletrificação. No caso dos carros híbridos, a alíquota do imposto começa com 12% em janeiro de 2024; 25% em julho de 2024; 30% em julho de 2025; e alcança os 35% apenas em julho de 2026.

Para híbridos plug-in, serão 12% em janeiro de 2024, 20% em julho de 2024, 28% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026. Para os elétricos, a sequência é 10% (janeiro de 2024), 18% (julho de 2024), 25% (julho de 2025) e 35% (julho de 2026).

 

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