Publicidade

Feriados derrubam emplacamentos de novembro com queda de 3,78%

Os veículos fecharam o mês de novembro com queda no número de emplacamentos. No total, a queda foi de 3,78%. No segmento dos carros e picapes também houve retração com 2,44% negativo em comparação com outubro. Na soma dos emplacamentos, os automóveis e comerciais leves já acumulam 1.942.929 unidades emplacadas.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a menor quantidade de dias úteis favoreceu a queda nas vendas. “Com dias úteis a menos e as pontes dos feriados em novembro impactaram resultado de emplacamentos de veículos. No caso de automóveis e comerciais leves, por exemplo, os segmentos teriam tido resultado positivo sobre outubro. Com isso, o setor como um todo teve queda de 3,78% em novembro sobre outubro, mas segue em alta acumulada, de 12,35% sobre os primeiros 11 meses de 2022”, explica.

Apesar disso, no acumulado do ano, os números são positivos. Os carros, picapes e vans estão com alta de 5,06% entre janeiro e novembro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022.

“Com a melhora da carteira de crédito, os bancos passaram a ofertar melhores condições para financiamentos de automóveis e comerciais leves”, comenta o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

LEIA MAIS
+ BYD terá navio com capacidade para 7 mil carros

Eletrificados
No segmento dos carros e comerciais leves eletrificados, os números são bem positivos. No acumulado de 2023, o setor tem 77,74% de crescimento. “É um mercado em consolidação e com uma boa evolução em 2023”, diz o presidente da Fenabrave.

Caminhões
Apesar de ir mal, o segmento mostra recuperação. Segundo avaliação da Fenabrave, a facilidade no crédito vem contribuindo com o setor. “Já temos cerca de 90% do mercado de novos com a tecnologia EURO 6 e os bancos das montadoras têm ofertado taxas de juros abaixo de 1% para facilitar o financiamento de caminhões, o que traz perspectivas mais otimistas para o setor, principalmente, em 2024”, afirma Andreta Jr.

 

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade