Publicidade

Volvo repensa eletrificação e manterá modelos híbridos no portfólio

A Volvo é a mais recente montadora a rever seus planos de eletrificação total. A empresa, que planejava se tornar 100% elétrica até 2030, anunciou recentemente que vai adotar uma nova abordagem.

Pouco antes de revelar o XC90 remodelado, a Volvo informou que está ajustando suas metas de eletrificação. Agora, o objetivo é que entre 90% e 100% de seus carros sejam eletrificados até 2030, o que inclui uma combinação de veículos híbridos plug-in e elétricos, além de possíveis modelos híbridos leves.

Segundo a empresa, a mudança foi motivada pelas “condições de mercado”. Ainda assim, a Volvo reafirmou seu compromisso com um futuro totalmente elétrico. No segundo trimestre deste ano, 26% das vendas globais da marca foram de veículos elétricos, enquanto 48% envolveram carros elétricos ou híbridos plug-in.

LEIA MAIS
+ Horse anuncia fabricação nacional de motor turbo de 167 cv

A Volvo seguirá desenvolvendo modelos híbridos para garantir um “portfólio equilibrado”, que funcionará como uma transição gradual para um futuro elétrico. A montadora destacou que a decisão foi influenciada por fatores como o ritmo mais lento de instalação da infraestrutura de carregamento, redução de incentivos governamentais em alguns países e incertezas sobre tarifas para veículos elétricos, especialmente em relação à produção na China, o que atrasou o lançamento do EX30 nos Estados Unidos.

O CEO da Volvo, Jim Rowan, afirmou: “Continuamos acreditando firmemente que o futuro é elétrico”, destacando que isso oferece uma experiência de direção superior e a chance de usar tecnologias avançadas para melhorar a experiência dos clientes.

Porém, ele reconheceu que “a transição para a eletrificação não será linear, e os mercados e consumidores adotam essa mudança em ritmos diferentes”.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade