A Volvo anunciou mudanças em sua linha de modelos totalmente elétricos, com a substituição das nomenclaturas de seus dois primeiros carros 100% elétricos. O XC40, modelo que foi o primeiro da marca sueca a não contar com motor a combustão, passará a se chamar EX40, enquanto o C40 receberá o nome EC40.
Essa alteração segue a padronização da Volvo para seus modelos elétricos, que inclui o EX30, lançado em maio de 2024, e o EX90, que será lançado em breve no Brasil.
Além da mudança de nome, os novos modelos, EX40 e EC40, apresentarão uma nova opção de cor, chamada Sand Dune, e duas novas opções de acabamento interior: Dawn Fusion Microtech e Charcoal Fusion. As versões Ultra desses modelos também terão maior autonomia em relação aos modelos de 2024.
LEIA MAIS
+ Dia de chuva: como passar em um alagamento com segurança?
O EC40 topo de linha agora conta com 404 km de autonomia, 51 km a mais que o modelo anterior, enquanto o EX40 terá autonomia de 393 km, um aumento de 45 km em comparação com o modelo de 2024, de acordo com dados oficiais do Inmetro.
Em relação aos preços, a Volvo Car Brasil ajustou os valores dos modelos para manter sua competitividade no mercado. O EX40 Plus terá o preço de R$ 329.950, enquanto a versão Ultra será vendida por R$ 379.950. O EC40, com as mesmas versões, terá preços de R$ 334.950 e R$ 384.950, respectivamente.
Ambos os modelos contarão com a integração do Google, o que permite ao motorista monitorar o nível de bateria e planejar a viagem com a opção de pontos de recarga, incluindo o tempo necessário para recarregar o veículo.
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, destacou que o EX40 e o EC40 são marcos para a marca, com o EX40 tendo alcançado a marca de um milhão de unidades produzidas em outubro de 2024, com cerca de 5.000 unidades circulando nas ruas brasileiras.
O EC40, por sua vez, foi o primeiro Volvo desenvolvido exclusivamente como um carro 100% elétrico, destacando-se pelo design único. Segundo Godoy, a mudança de nomenclatura visa facilitar a escolha dos consumidores no momento da compra.
![](https://autoranking.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-12.48.40.jpeg)
Investimentos da Volvo
A Volvo Car Brasil, que encerrou 2024 com 8.682 veículos emplacados, mantém uma participação de 17% no segmento de automóveis premium. O EX30, SUV elétrico compacto lançado em 2024, foi o modelo totalmente elétrico mais vendido no país, representando 82,5% das vendas de elétricos no segmento premium. O XC60, por sua vez, liderou as vendas de híbridos no segmento premium, com 3.287 unidades emplacadas em 2024.
A montadora sueca segue investindo em eletrificação no Brasil, com mais de R$ 70 milhões direcionados para o setor e mais de 60 eletropostos funcionando nas rodovias do país.