Dias após a apresentação oficial, a Volkswagen anuncia o início da produção do novo Nivus em sua fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Além de ser o primeiro modelo da marca desenvolvido no Brasil a ser produzido e comercializado no mercado europeu, a novidade também estreia a nova central de infotainment VW Play.
LEIA MAIS
+ Análise: Nivus vai fazer o consumidor esquecer o T-Cross
Um dos principais diferenciais em termos de produção para o Nivus é que o modelo foi desenvolvido sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases, segundo a marca, ele foi concebido de forma 100% digital. Em um comparativo, antes eram utilizados até 70 protótipos físicos.
Para o Nivus, foram feitas nove variações virtuais, o qu proporcionou mais segurança, já que todas as peças foram testadas previamente. Dessa forma, só no laboratório de protótipo virtual da Volks houve uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores e, graças a tecnologia, foi possível que mais de 70% das simulações ocorressem no Brasil de forma virtual.
A fábrica de Anchienta, que já é responsável por produzir Polo e Virtus, recebeu investimentos na linha de produção, que estão inseridos no ciclo de R$ 7 bilhões já anunciados. Com isso foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo 90 robôs. Parte destes robôs conta com a nova tecnologia VASS6, que permite maior precisão e mais segurança.