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Análise: Nivus vai fazer o consumidor esquecer o T-Cross

O Nivus e o futuro dos SUVs compactos para a Volkswagen. A rede, eufórica, celebra a revelação feita pelo fabricante no canal do YouTube, diferente daquilo que foi apresentado no passado, todos navegando o mundo virtual. O carro completamente novo, desenvolvido na América do Sul, no Brasil propriamente dito, vai chegar como uma bola de boliche perfeita, na pista, fazendo um strike em quase todas as versões do T-Cross. Como assim?

A apresentação mundial do carro foi um marco para a empresa na América Latina, como disse o presidente Pablo Di Si, explicando os processos, a fase final de ajuste da planta Anchieta para fabricação do inimigo número um do SUV, que é feito no Paraná, o primo de produção T-Cross.

Mas levamos em consideração a entrada da montadora numa faixa de mercado que ela precisava competir, com um produto elevado, inovador, diferente em termos de tecnologia. Não deu para sentir por dentro, a direção foi para poucos, mas acredito no que fez o time do Pavone, chefe de design da marca. Eles acertaram no design, a mecânica já era conhecida com o 1.0 de 128 cv. Não existe ângulo feio, inovou no estilo coupé. Você concorda? Se sim, continue a ler o texto, do contrário pule o artigo.

O DNA visual vai inspirar o futuro, ouvi do JC Pavone na apresentação, e analiso a concorrência com o que já existe no segmento antes dos R$ 100 mil. Veículos adversários como os sedãs e os hatches médios, que estão desaparecendo, vão entrar na linha de confronto do Nivus. Vão penar um pouco mais Honda WR-V, Creta Active, Ecosport. Difícil para a Volks também encarar as chances do topo do pódio do Nivus ante ao T-Cross. Salvo a topo da gama que tem motor maior, 1.4 de 150 cv de potência e um belo teto panorâmico. Palavras que não são somente as minhas mas de uma grande parte da rede autorizada VW e, nesse ponto de vista concordo com eles.

Mas a Volks considera o Nivus um smart car. Diferente. O Volks Play é uma extensão do seu uso diário de tecnologia, mesmo que você vá pagar mais por isso. Eu sugiro que o faça. O carro é o mais digital dos automóveis que naturalmente cruza para competir na faixa dos três dígitos no mercado, mesmo custando menos. E olhe que vou passar a direção adiante.

A montadora vai utilizar a concessionária digital para primeiro apresentar um carro (o consumidor vai monta-lo como desejar, inclusive ver vídeos de segurança, como o ACC e o inibidor de colisões frontais até 50 Km/h) que você só vai ver de perto entre o final de julho e começo de agosto. Até lá tudo será virtual, inclusive a nova apresentação para o fim de junho para a mídia especializada e sua estratégia de pré-venda com valores que citamos em nosso artigo anterior.

Personagem

A moda que começou com outras estrelas em marcas diversas, Marina Ruy Barbosa, Anitta, Paolla Oliveira, Bruno Gagliasso chega à Volkswagen com o ator Caio Castro. Acertaram no perfil? Creio que sim. Mas o time de marketing é que tem que provar isso porque muitas vezes as campanhas tratam mais da imagem do personagem do que do produto. Portanto já vimos isso em outros episódios e espero agora que seja diferente.

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