Um dos duelos mais quentes do mercado nacional foi reproduzido nos estandes da Volkswagen e da Fiat no Salão do Automóvel de São Paulo. Versões especiais dos hatches Polo e Argo e dos sedãs Virtus e Cronos foram apresentadas e devem pintar pelas ruas no início de 2019.
A Volks reservou para a mostra brasileira o retorno da linha GTS, como o Polo GTS e o Virtus GTS. Já a Fiat mostrou o Argo Sting e o Cronos Sport. Os quatro têm em comum o fato de serem carros conceito, ou seja, são apresentados ao público para testar a receptividade.
Já é certo que a Volks vai lançar a linha GTS em 2019 com os dois modelos praticamente da mesma forma que foram apresentados no Salão. Já a Fiat deve esperar a reação do mercado com os alemães esportivos para ver se vale a pena entrar com os rivais “anabolizados”.
Vamos mostrar agora como as duas montadoras apresentaram seus conceitos no Salão.
FIAT
Argo Sting
Trata-se de um modelo que extrapola o design do Fiat Argo, trazendo ainda mais ousadia e esportividade. O objetivo deste show car é testar a receptividade do consumidor no Salão do Automóvel. Seus principais diferenciais são rodas aro 17 na cor preta, faróis FullLed, para-choques redesenhados, novo aerofólio traseiro, tetos e retrovisores externos em preto, além do logotipo Fiat escurecido.
Cronos Sport
A versão foi criada com objetivo de mostrar o novo sedan da Fiat com uma nova cara, bem esportiva e com conforto e tecnologia como diferenciais. Feito com base no Precision 1.8 AT, o show-car é vermelho, com teto e rodas pintados em preto brilhante e traz saias laterais negras que se prolongam visualmente até os para-choques traseiros e dianteiros, além de spoiler em preto.
VOLKSWAGEN
O Polo GTS Concept e o Virtus GTS Concept têm no DNA o conceito aplicado às linhas “GT”. Ou seja: cumprem na prática toda a esportividade que o design sugere. Os modelos expostos no estande da marca no Salão do Automóvel deste ano são equipados com motor 250 TSI (250 Nm de torque e 150 cv de potência) e câmbio automático de seis marchas – mesmo conjunto mecânico aplicado em modelos que são referência em desempenho, como o Golf Highline e o Novo Jetta, por exemplo.
Com visual e conteúdo exclusivos, os dois conceitos são pintados na cor Cinza Platinum e dão boas dicas de como poderão ser os modelos de produção do Polo GTS e do Virtus GTS.
Toda a parte frontal dos dois conceitos é nova. Os faróis de LED têm identidade visual diferenciada, a grade do tipo colmeia com o logo “GTS” mostra a raiz “GT” e o para-choque com novas linhas ressalta a esportividade dos modelos. Outro item que colabora para isso é a tonalidade preta utilizada em várias partes da carroceria, como nas soleiras, retrovisores e para-choques.
As rodas são diamantadas e têm 18 polegadas com pneus 215/40 R18. A parte traseira do Polo GTS Concept traz um defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante – bem semelhante ao utilizado no Arteon R. No Virtus GTS Concept o defletor também é preto só que, em vez de ficar sobre o vigia, fica sobre a tampa do porta-malas No Polo GTS Concept a saída de escapamento é dupla.
Os conceitos trazem, no lugar dos apliques cromados utilizados nos modelos de produção, detalhes em preto. As lanternas do Polo GTS Concept são em LED, com assinaturas noturnas exclusivas, e no Virtus GTS Concept são escurecidas.
Internamente, os modelos contam com o painel digital (Active Info Display) com iluminação em vermelho. Além disso, toda a cabine é escurecida: teto, bancos, laterais de porta e painel. O volante é exclusivo, com acabamento em couro e costuras vermelhas, além de ter a sigla “GTS” na base. O mesmo tom de vermelho dá acabamento às molduras da saída de ar e da base da alavanca de câmbio. Tapetes e bancos também têm detalhes em vermelho.
Por falar em bancos, os assentos são exclusivos dos modelos conceito. O encosto de cabeça é integrado ao banco, que é forrado com tecido inédito, mesclado com couro, de linhas horizontais inspiradas nos modelos da década de 1980 e com a inscrição “GTS”.