A Volkswagen do Brasil alcançou a marca de 300 mil unidades produzidas do Nivus, SUV cupê fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O número inclui tanto o Novo Nivus quanto o Nivus GTS, versão esportiva lançada em 2025.
O modelo é um dos principais responsáveis pela liderança da Volkswagen nas vendas de SUVs no país, segmento que registrou 133.576 unidades emplacadas entre janeiro e setembro de 2025, somando todos os veículos da linha SUVW — formada também por T-Cross, Tera, Taos, Tiguan e ID.4.
Lançado em 2020, o Nivus foi o primeiro veículo da Volkswagen totalmente desenvolvido na América do Sul e também produzido na Europa, onde é vendido como Taigo, na fábrica de Pamplona, na Espanha. O SUV marcou o início da tendência de modelos cupê no país e foi desenvolvido com amplo uso de protótipos virtuais, o que acelerou o processo de criação e testes.
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Desde então, o Nivus passou a representar o avanço da engenharia brasileira dentro do grupo Volkswagen, sendo adotado como referência para projetos regionais.
O Novo Nivus e o Nivus GTS fazem parte da ofensiva de 21 novos veículos planejada pela Volkswagen para a América do Sul até 2028, dentro de um pacote de R$ 20 bilhões em investimentos. O plano inclui novos modelos, tecnologias de propulsão híbrida e aprimoramento das quatro fábricas da marca no Brasil.
Do total, R$ 16 bilhões são destinados ao mercado brasileiro. A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, será responsável por dois veículos inéditos; São José dos Pinhais (PR) produzirá uma nova picape; Taubaté (SP) já iniciou a fabricação do SUV Tera; e São Carlos (SP) prepara um novo motor voltado à hibridização.
Apresentado em 2025, o Nivus GTS marcou o retorno da esportividade à linha da Volkswagen no Brasil. O lançamento foi seguido pelo Golf GTI e pelo Novo Jetta GLI, formando o chamado “trio Legends”.
O modelo utiliza o motor 250 TSI, de 1.4 litro turbo flex, com câmbio automático de seis marchas, além de ajustes específicos na suspensão e direção. O foco é oferecer desempenho superior dentro da proposta de um SUV compacto.
O Novo Nivus, lançado em 2024, trouxe uma atualização importante no interior e nos sistemas eletrônicos. O modelo estreou o VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas e integração com o novo aplicativo Meu VW 2.0, que permite acompanhar informações do veículo em tempo real e realizar agendamentos de serviços.
Essas soluções fazem parte do processo de digitalização da Volkswagen no Brasil, com ênfase em conectividade e experiência de uso.
Segundo o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, o Nivus representa o potencial tecnológico e criativo da equipe brasileira. “Fabricar 300 mil unidades em pouco tempo mostra a relevância do modelo, que ajudou a consolidar nossa liderança no segmento de SUVs”, afirmou o executivo.
Leandro Oliveira, gerente da fábrica Anchieta, destacou o papel da unidade no resultado. “É um orgulho para nós ser a casa do Nivus. O marco de 300 mil unidades mostra o nível de excelência que nosso time atingiu”, disse.
Maior fabricante de automóveis do país
Em agosto de 2025, a Volkswagen atingiu outro marco histórico: 26 milhões de veículos produzidos no Brasil. A marca é responsável por cerca de 26% das 100 milhões de unidades fabricadas pela indústria nacional desde a década de 1950.
Com 72 anos de operação e mais de 200 mil colaboradores ao longo de sua trajetória, a Volkswagen mantém produção em três fábricas de automóveis — Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) — e uma unidade de motores em São Carlos (SP).
Neste ano, a empresa também celebrou 1 milhão de unidades produzidas do Polo, modelo que completa 50 anos de história mundial e segue como o carro de passeio mais vendido do Brasil, com 93.711 emplacamentos entre janeiro e setembro de 2025, segundo a Fenabrave.
Novas tecnologias e futuro da marca
Os próximos lançamentos da Volkswagen na América do Sul serão construídos sobre a plataforma MQB Hybrid, desenvolvida com a participação da engenharia brasileira. A arquitetura trará recursos de assistência ao motorista (ADAS), maior conectividade e foco em sustentabilidade, com espaço interno ampliado e eficiência aprimorada.
A nova fase representa o início da estratégia de hibridização local da marca, que deve marcar a transição para veículos de menor impacto ambiental produzidos no país.





