A Volkswagen do Brasil anunciou um investimento de R$ 13 bilhões em suas três fábricas localizadas no Estado de São Paulo. O anúncio foi feito durante um evento na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, e contou com a presença de autoridades governamentais, colaboradores e parceiros de negócios. Esse investimento faz parte de um aporte total de R$ 16 bilhões que a empresa destinará ao país até 2028.
As fábricas Anchieta e Taubaté se tornarão pioneiras no setor automotivo brasileiro ao adotar o biometano em sua matriz energética. Essa mudança permitirá uma redução de até 99% nas emissões de CO2 em parte do processo produtivo, em comparação com o uso de combustíveis fósseis. Além disso, a Volkswagen concedeu em comodato 65 veículos ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, destinados a treinamentos de resgate.
O montante de R$ 13 bilhões destinado às unidades de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos até 2028 possibilitará a produção de novos modelos. A fábrica Anchieta receberá dois veículos inéditos, enquanto a unidade de Taubaté será responsável pelo desenvolvimento de um automóvel totalmente brasileiro. Já a fábrica de motores de São Carlos produzirá um novo propulsor voltado para veículos híbridos, marcado pela inovação e eficiência.
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Esses lançamentos fazem parte de uma ofensiva maior da Volkswagen do Brasil, que prevê a introdução de 16 novos veículos até 2028. A empresa apostará em modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex. A ofensiva já começou com os lançamentos do Novo T-Cross, o SUV mais vendido no Brasil, produzido em São José dos Pinhais (PR), e da Nova Amarok, fabricada em General Pacheco, na Argentina.
Segundo Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul, “O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros”. Ele destacou que 49% das aquisições da marca no Brasil são provenientes de fornecedores paulistas, totalizando R$ 13 bilhões por ano. Além disso, São Paulo conta com a maior rede de concessionárias Volkswagen, com 123 lojas, responsáveis por 26% da cobertura nacional, e lidera em volume de vendas, representando 46% dos emplacamentos da marca no país.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, enfatizou o papel protagonista da empresa no novo ciclo de investimentos do setor automotivo brasileiro. Ele reforçou a importância dos R$ 13 bilhões destinados às fábricas paulistas, que receberão projetos focados em descarbonização e inovação tecnológica. Atualmente, essas unidades empregam diretamente 10 mil pessoas e geram 100 mil empregos indiretos, impulsionando a economia do Estado de São Paulo, onde a Volkswagen iniciou sua trajetória há 71 anos.
A unidade Anchieta, inaugurada em 1959, foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha e desempenha um papel crucial na expansão global da marca. No mesmo complexo industrial, localizado em São Bernardo do Campo, a Volkswagen do Brasil opera seu Centro de Design e Engenharia, fundado em 1965. Com cerca de 1.000 profissionais, essa área é responsável por desenvolver veículos desde o design até o início da produção, destacando-se pela alta tecnologia e inovação.
O Centro de Design e Engenharia da Volkswagen possui 85% de competências locais para o desenvolvimento de produtos globais e é o único da marca com expertise em motores Total Flex. Em colaboração com universidades como Unicamp, USP, UFABC, Unesp e outras instituições de pesquisa, o centro desenvolve tecnologias sustentáveis e materiais inovadores. Entre as instalações de ponta na Anchieta, estão laboratórios avançados, dinamômetros, áreas de teste de impacto, oficinas de protótipos, e um campo de provas em Taubaté.