Publicidade

Vendas de carros registra o pior maio desde o ano de 2016

A média diária nas vendas de carros no mês de maio de 2023 fechou em queda de 10,3% sobre o mês de abril. Apesar de ter quatro dias úteis a mais, os números mostram uma queda na média de emplacamentos diários.

A média diária de vendas de automóveis e comerciais leves, em abril, superava as 8.420 unidades, enquanto, em maio, a média diária de vendas dos segmentos ficou em 7.560 unidades, totalizando 166.361 emplacamentos.

Para o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Andreta Jr., a queda nas vendas de carros ainda não tem relação com o anúncio do governo em reduzir os impostos.

“Ainda não houve tempo para sentirmos o efeito dos cancelamentos de compras de consumidores, que estão à espera da redução de impostos sobre o preço dos carros, pois o anúncio do Governo foi feito no dia 25 de maio, portanto, a poucos dias do encerramento do mês”, pontua.

Contudo, no aspecto geral, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves, em maio, registraram alta de 9,65%, quando comparado ao mês anterior. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2023, o segmento cresceu 10,05%, em comparação com o mesmo período de 2022.

LEIA MAIS
+ Novo Range Rover Sport SV exige convite e fica ainda mais exclusivo

Motocicletas em crescimento
Em números absolutos, os 4 dias úteis a mais, em maio (22 dias), contribuíram com a alta de 20,3% nos emplacamentos de veículos, em geral, sobre abril (18 dias).

Em maio, foram emplacados 357.270 veículos automotores, considerando todos os segmentos somados.

Somados os cinco primeiros meses de 2023, também houve alta de 14,8% sobre igual período do ano passado, lembrando que o primeiro semestre de 2022 registrou resultado abaixo da média histórica, em função da falta de componentes na indústria.

Para o presidente da Fenabrave, o setor tem se apoiado nos bons números de comercialização de motocicletas. “A queda setorial, em 2023, é amenizada por conta do bom volume de motocicletas emplacadas. Esse é um segmento que vem apresentando crescimento real, tanto que está 42% acima do registrado nos cinco primeiros meses de 2019, último ano antes da pandemia”, complementou.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade