O segmento dos SUVs já ocupa o segundo lugar em vendas no país, superior até ao segmento de entrada, que tem modelos como Ford Ka, Gol, Kwid, Mobi, Etios HB, up! e Uno. Praticamente todas as montadoras que produzem no Brasil já aderiram ao movimento dos SUVs compactos e estão colhendo os frutos.
Uma particularidade deste segmento atualmente é a frequente mudança na liderança. Se antes foi o EcoSport que reinou por 10 anos praticamente sem concorrente, agora, a cada lançamento, vemos os consumidores mudando de marca sem nenhum apego. Isso mostra que ainda não há uma hegemonia entre as montadoras neste segmento – diferente do que ocorre entre os sedãs médios (Toyota) e picapes leves (Fiat), por exemplo.
No acumulado deste ano (janeiro a abril) quem está à frente desse mercado no país é a Jeep, com o Compass (17.584 unidades emplacadas), seguido pelo Honda HR-V (16.354) e Nissan Kicks (16.010) fechando o pódio (tabela completa abaixo).
Pernambuco e Recife
Se fizermos o recorte do último mês cheio de vendas (abril), podemos destacar os números de emplacamentos por estado e nas capitais. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Aproveitamos os dados da entidade que representa as concessionárias para incluir as picapes (médias e médio/compactas), pois esse segmento tem, atualmente, consumidores muitos parecidos com os dos SUVs.
Enquanto no Brasil o Compass também liderou no mês passado, em Pernambuco quem deu as cartas foi o Creta, da Hyundai, com 145 unidades vendidas. No Recife, o Jeep foi o mais emplacado, com 85 unidades. Já entre as picapes não há diferença nas duas primeiras posições: Toro e Hilux são as mais vendidas no país, no estado e na capital. Confira os números abaixo:
No Brasil
SUVs
Compass 4.606
Renegade 4.461
Creta 3.785
Kicks 3.701
PICAPE
Toro 5.141
Hilux 3.195
S10 2.418
Ranger 1.570
Pernambuco
SUVs
Creta 145
Compass 130
Kicks 101
PICAPE
Toro 201
Hilux 92
S10 42
Recife
SUVs
Compass 85
Kicks 80
Creta 78
PICAPE
Toro 79
Hilux 27
L200 24