A Toyota lançou o bZ3X, seu terceiro carro totalmente elétrico sob a marca bZ, na China. O SUV teve uma recepção positiva, alcançando 10.000 pedidos na primeira hora após seu lançamento.
O modelo está disponível a partir de 109.800 yuans (aproximadamente R$ 95 mil, sem contar os impostos de importação). O preço é semelhante ao do BYD Dolphin, que já chegou em uma atualização para o mercado chinês.
O bZ3X é equipado com lidar e tecnologia de direção assistida desenvolvida pela startup chinesa Momenta. O modelo ainda oferece um alcance de até 610 km, dependendo da versão escolhida.
LEIA MAIS
+ Tera é a carta na manga da Volks para barrar a liderança da Fiat
Com dimensões de 4600 mm de comprimento, 1850 mm de largura e 1600 mm de altura, o bZ3X é um modelo de cinco portas e cinco lugares. Ele possui uma distância entre eixos de 2765 mm e tração dianteira (FWD), sendo alimentado por um único motor elétrico com potência máxima de 150 kW ou 165 kW.
A velocidade máxima do veículo é de 160 km/h. O carro utiliza uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) em três variantes de capacidade: 50,0 kWh, 58,4 kWh e 67,9 kWh, oferecendo autonomia de 430 km, 520 km e 610 km, respectivamente, de acordo com o ciclo CLTC.

O bZ3X é equipado com a tecnologia Momenta 5.0, que possibilita funções como o NOA (Navegar no Piloto Automático), mesmo sem a necessidade de mapas HD. A versão 520 Pro e 520 Pro+ vêm com lidar da Robosense e a tecnologia de direção assistida Momenta, enquanto o modelo 610 Max conta com lidar opcional e o sistema ADAS. Os outros acabamentos possuem o Toyota Pilot, sistema de assistência padrão ao motorista.
O interior do bZ3X apresenta um design minimalista, com uma tela central de 14,6 polegadas, alimentada por um chip Qualcomm Snapdragon 8155. Modelos equipados com lidar, no entanto, possuem o chip Nvidia Orin X, que oferece 254 TOPS de poder de computação. A Toyota também destaca que o bZ3X é o primeiro veículo da joint venture GAC-Toyota a incorporar lidar.

A produção do bZ3X ocorre na China, sendo uma parceria da Toyota com a GAC-Toyota, com 65% das peças provindas de fornecedores locais e apenas 1% importadas. Este modelo é exclusivo do mercado chinês, onde a Toyota já comercializa outros dois modelos elétricos da linha bZ: o bZ4X, que teve suas entregas interrompidas, e o bZ3, desenvolvido em parceria com a BYD.
Apesar do fechamento das entregas do bZ4X, as vendas do bZ3 têm mostrado resultados positivos, com um aumento de 45% nas vendas em janeiro de 2025, alcançando 3.510 unidades.
A Toyota também registrou grande interesse pelo bZ3X, com o servidor travando após o lançamento devido ao grande volume de pedidos.

A empresa oferece um desconto de 5000 yuans (aproximadamente R$ 4.000) para os primeiros compradores, o que deve impulsionar ainda mais as vendas do modelo.