O mercado de sedãs médios no Brasil vem encolhendo há um tempo e hoje podemos contar nos dedos de uma só mão os modelos que ainda disputam essa fatia do bolo.
Também há muito tempo o Corolla domina o segmento com sobra e vê, pelo retrovisor, seus principais adversários parando pelo caminho. Mas isso não quer dizer que o sedã da Toyota tem vida fácil no Brasil.
Sabemos que a ascensão dos SUVs em nosso mercado é o principal motivo para a “morte” de muitos sedãs, mas a impressão que dava era de que o segmento havia chegado a um ponto de equilíbrio, com o Corolla soberano e seus rivais pegando as “sobras” de clientes que não queriam pagar pelo “fator Toyota”. Algo mudou.
Nos últimos anos (pós-pandemia), o Corolla sedã vendia uma média de 3.500 carros por mês e chegou a ter, em 2023, 78% de participação de mercado entre os sedãs médios. Nesse mesmo ano, o Toyota emplacou quase 43 mil unidades, enquanto o Sentra, segundo colocado, vendeu menos de 4,2 mil.