A Volkswagen usou a apoteose do carnaval do Rio de Janeiro para apresentar sua principal aposta para voltar a liderar o mercado automotivo nacional. O Tera chega com a missão de disputar clientes em uma categoria que ainda não empolgou os brasileiros. Fiat Pulse e Renault Kardian são os concorrentes da novidade da Volks, mas, apesar de serem a porta de entrada no mundo dos SUVs, ambos não decolaram como desejo de consumo.
Será que o Tera vai virar esse jogo? Mesmo sem saber ainda o preço, fica claro que o SUV de entrada vai ocupar o espaço entre o Polo e o Nivus. As versões mais baratas devem, até mesmo, tirar clientes do hatch, que é o carro de passeio mais vendido do país. O presidente da VW, Ciro Possobom falou que vai subir de 24% para 30%. O chefe que já cuidou de finanças já celebra antes do carro chegar à mesa.
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Mas não é essa concorrência que a Volks quer conquistar. O Tera poderá disputar a liderança junto com Polo e Strada. Mas, para isso, terá que ser competitivo nas versões mais baratas e não podem ser peladas.
O Tera que nos foi apresentado é o topo da gama e terá equipamentos que seus rivais não reúnem. Não será esse o mais procurado nas lojas depois da euforia do lançamento. Precisamos saber o posicionamento que a Volks vai dar ao modelo. Pulse e Kardian têm versões na casa dos R$ 100 mil e é aí que marca alemã precisa mirar.
A Outfit apresentada tem rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect com carro conectado, carregamento de celular por indução, ‘Ambient Light’, pacote ADAS, entre outros mimos.
Mas o cliente não pode ficar na dúvida entre o Tera e Nivus, por exemplo. Apesar de serem da mesma categoria de SUVs compacto e com pegada cupê, a Volks precisa distanciá-los na tabela de preços. Portanto, o Tera não pode ficar muito acima da casa dos R$ 110 mil.
100% Brasil
A criação brasileira, aliás, tem tudo pra ganhar o mundo. O modelo será comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.
Feito pelo talentoso time encabeçado por José Carlos Pavone, Head de Design Américas, o Tera estreia uma nova identidade de estilo dos modelos VW no Brasil, caracterizada por traços fluidos e uma escultura traseira autêntica. As linhas que têm origem nos paralamas criam uma sensação de altura e presença. Esse jogo de proporções não só eleva visualmente o modelo, como também reforça a robustez da sua estrutura, especialmente na dianteira, onde a imponência é ampliada.
No segmento traseiro, o alargamento da coluna “C” segue o mesmo princípio, conferindo um equilíbrio perfeito entre fluidez e força. As rodas, por sua vez, são dimensionadas de maneira exata a preencher as caixas de roda, criando uma harmonia entre o volume da carroceria e a postura dinâmica do veículo. O teto ainda tem caimento esportivo sem perder a característica marcante de um SUVW.
A iluminação é o abre-alas: os faróis FULL LED trazem uma assinatura de iluminação fracionada, que torna a presença do veículo realmente única. As lanternas traseiras também são inovadoras, com um efeito luminoso denominado “click-clack”, presente em modelos como Passat e Tiguan.