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Stellantis vai investir R$ 30 bi no Brasil em 40 novos modelos

A Stellantis anunciou um plano de Investimentos recorde para a região da América do Sul, totalizando R$ 30 bilhões, tornando-se o maior investimento na História da indústria automotiva brasileira e sul-americana.

O investimento vai impulsionar o lançamento de 40 novos produtos, entre atualizações e modelos já existentes. Novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias de
descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos também estão no foco.

O esperado é que o primeiro modelo híbrido chego no segundo semestre de 2024, os outros são aguardados para 2025 a 2030.

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O investimento da Stellantis, reforça sua liderança no mercado. “Entramos em um novo ciclo virtuoso para o Brasil e para a região Com este anúncio. Serão implementadas quatro plataformas globais, Associadas às tecnologias Bio-Hybrid, mais de 40 modelos, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação”, detalhou Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul.

O investimento da Stellantis reforça sua liderança na região, fortalece o desenvolvimento da indústria local e acelera a realização do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, além de manter a empresa como líder da mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.

“Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

“Como parte fundamental da nossa estratégia de crescimento, a América do Sul assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade, juntamente com nossos funcionários, nossa rede de fornecedores e nossos parceiros. Entramos em um novo ciclo virtuoso para o Brasil e para a região com este anúncio”.

Serão implementadas quatro plataformas globais, associadas às tecnologias Bio-Hybrid, mais de 40 modelos, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação”, detalhou Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul.

Como parte de seu plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis está investindo mais de €50 bilhões em eletrificação ao longo da próxima década, e está no caminho para se tornar uma empresa com zero emissão de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

Novos sistemas de propulsão a partir das tecnologias Bio-Hybrid Uma das protagonistas deste investimento é a tecnologia Bio Hybrid, que combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis.

O Polo Automotivo Stellantis em Betim, no Brasil, é o centro global da empresa no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid, dando continuidade ao seu legado de inovação. A Stellantis, através da marca Fiat, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis, que em 1979 utilizava 100% etanol.

No futuro, a região também produzirá um veículo elétrico a bateria (BEV). A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio Hybrid é flexível e pode ser integrada a diversos modelos fabricados pela Stellantis. É compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. As novas tecnologias híbridas e elétricas fortalecerão ainda mais a engenharia brasileira e da região, além da indústria nacional.

A tecnologia Bio-Hybrid é suportada por três powertrains híbridos que serão gradualmente produzidos e introduzidos no mercado. Essas novas tecnologias incluem a Bio Hybrid; Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; Bio-Hybrid Plug-In; e BEV (100% elétrico).

As novas tecnologias híbridas começarão a ser disponibilizadas até o final de 2024. – 2 – Stellantis fortalecendo sua presença na América do Sul A Stellantis é a líder nos três principais mercados na América do Sul: Brasil, Argentina e Chile.

No ano passado, as vendas totais na região superaram 878 mil veículos, com 23,5% de participação no mercado. A companhia é líder em vendas no Brasil com 31,4% de participação no mercado, e mantém a liderança na venda de veículos comerciais leves na América do Sul, com 28,6% de participação no mercado. A Fiat é a marca mais vendida no Brasil e na América do Sul, e a picape Fiat Strada é o carro mais vendido no país e na região.

Com este investimento, a Stellantis está cada vez mais preparada para projetar, desenvolver e produzir os carros mais modernos da região, ao mesmo tempo em que expande seus negócios.

Na Argentina, por exemplo, a empresa adquiriu uma participação de 19,9% na Argentina Litio y Energía S.A., um passo significativo para garantir o fornecimento de matérias-primas essenciais para a produção de baterias sustentáveis para atender aos objetivos de eletrificação estabelecidos em seu plano global.

Além disso, com a aquisição das novas empresas Norauto e DPaschoal, a Stellantis tornou-se o maior distribuidor de peças automotivas na América do Sul, e tem planos de expandir ainda mais sua presença no segmento de pós-venda.

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