A Scania lançou o seu primeiro ônibus elétrico que dá início a jornada de eletrificação da marca no Brasil. Com tração 4×2 e opções de até cinco pacotes de baterias, a autonomia pode variar entre 250 a 300 quilômetros.
O K 230E B4x2LB tem uma capacidade média para 80 passageiros e a potência de 230 kW (310 cv). O motor é ligado a um câmbio com duas marchas.
“Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, Marcelo Gallao.
Segundo a Scania, o motor do ônibus elétrico tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Em contrapartida, o custo de manutenção é mais baixo comparado aos motores de combustão interna.
Há também outra vantagem: menos ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação. A caixa de transmissão de duas marchas traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.
LEIA MAIS
+ Volkswagen investe bilhões em joint venture com Rivian; entenda parceria
As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017, entre as líderes em sustentabilidade.
As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-
Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. “Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias”, explica Gallao.