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Scania lança ônibus elétrico com até 300 km de autonomia

A Scania lançou o seu primeiro ônibus elétrico que dá início a jornada de eletrificação da marca no Brasil. Com tração 4×2 e opções de até cinco pacotes de baterias, a autonomia pode variar entre 250 a 300 quilômetros.

O K 230E B4x2LB tem uma capacidade média para 80 passageiros e a potência de 230 kW (310 cv). O motor é ligado a um câmbio com duas marchas.

“Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, Marcelo Gallao.

Segundo a Scania, o motor do ônibus elétrico tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Em contrapartida, o custo de manutenção é mais baixo comparado aos motores de combustão interna.

Há também outra vantagem: menos ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação. A caixa de transmissão de duas marchas traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.

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As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017, entre as líderes em sustentabilidade.

As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros.

Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. “Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias”, explica Gallao.

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