Publicidade

Sandero e Logan reprovam novamente em teste de colisão da Latin NCAP

A Renault voltou a decepcionar nos testes de colisão do Latin NCAP com dois de seus modelos populares conseguindo apenas uma estrela para proteção do adulto e três para a proteção infantil.

Sandero e Logan obteveram uma proteção pobre no peito do motorista no impacto frontal e lateral, explicando a única estrela para a Proteção do Ocupante Adulto. Apesar de os dois modelos contarem com barras laterais nas portas, a falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia, para o impacto lateral, explicam o baixo rendimento no impacto lateral, segundo o instituto.

NCAP: falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia no Logan e Sandero

O Latin NCAP lembra ainda que Sandero e Logan ainda não oferecem cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, não tendo ancoragens ISOFIX como equipamento padrão. Para o instituto, esse fato é surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como ISOFIX como equipamento padrão. A Renault confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança de Sandero e Logan.

Cinco estrelas

A terceira série de resultados do Latin NCAP de 2018 revelou ainda resultados alentadores para o Mitsubishi Eclipse Cross, que acabou de ser lançado, ganhando cinco estrelas para os adultos e três estrelas para a proteção infantil.

Segundo o Latin NCAP, o Eclipse Cross oferece uma boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, também, no teste de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O Eclipse Cross conta com sete airbags como equipamento padrão, sendo um deles para os joelhos do motorista.

A qualificação de três estrelas para a proteção infantil é explicada pela escolha dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) utilizados no teste, que apenas podem ser ajustados usando cintos de segurança, proporcionado uma baixa proteção em ambos os dummies infantis. O fabricante decidiu não colocar à disposição SRIs com ancoragens ISOFIX para os consumidores antes do teste, portanto não foram usados. Contudo, o carro oferece ancoragens ISOFIX padrão aprovadas de tamanho i-size. Se esse veículo tivesse tido SRI com ISOFIX, teria apresentado melhores resultados. Todos os SRIs avaliados foram aprovados no teste de instalação. O carro também conta com cintos de três pontos em todos os bancos.

o Eclipse Cross oferece uma boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste

“É alentador encontrar mais modelos cinco estrelas na região. Contudo, para alguns fabricantes, a proteção dos ocupantes infantis ainda não conta com a mesma prioridade que para os ocupantes adultos. É uma enorme preocupação para o Latin NCAP que ainda um dos modelos mais vendidos na região, como é o Sandero/Logan, ofereça um nível de proteção tão baixo, que não possua ESC e tenha uma proteção mínima contra impactos laterais”, disse Alejandro Furas, secretário-Geral do Latin NCAP.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade