Publicidade

Saiba as regras para o uso correto de película nos carros

A utilização de películas escuras nos vidros dos carros não podem ser colocadas de qualquer forma. Apesar de as películas (insulfilm) serem também uma forma de se expor menos, em razão da violência, é preciso seguir regras. Afinal, os vidros são indispensáveis à dirigibilidade. Em dias de chuva e durante o período noturno, a visibilidade pode ficar ainda pior

Segundo o art. 4° da Resolução 960/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a transmitância luminosa das áreas envidraçadas não poderá ser inferior a 70% para os vidros dos para-brisas e das demais áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.  

No inciso II, o texto ainda fala que a transmitância luminosa das áreas envidraçadas não poderá ser inferior a 28% para os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

LEIA MAIS
+ DETRAN-PE NORMALIZA EMISSÃO DE NOVAS CNH

No entanto, a regra não se aplica a todos os vidros dos veículos. “Os vidros de segurança situados no teto dos veículos ficam excluídos dos limites fixados neste artigo”, diz a Resolução do Contran. Ou seja, neste caso é permitido o insulfilm fora dos parâmetros mencionados anteriormente. 

Vale lembrar que as novas regras da Resolução foram publicadas no ano passado e já estão em vigor desde 1° de junho de 2022.

Segundo o agente de trânsito Eduardo Alves, muitos carros desrespeitam as normas, porém a falta de equipamento para fazer a medição da transmitância luminosa prejudica a fiscalização. “Isso [a falta do equipamento] dificulta bastante a fiscalização”, conta.

Alves ainda explicou que a fiscalização das películas é realizada através de Medidor de Transmitância Luminosa.

“Este é o instrumento de medição destinado a medir, em valores percentuais, a Transmitância Luminosa de vidros, películas, filmes, etc. Esses equipamentos devem ser aprovados pelo Inmetro e ser aprovado em verificação metrológica periódica”, acrescenta.  Durante as medições há uma tolerância máxima permitida de 7%.

Visibilidade
Outra informação é com relação a chancela, que deve ser visível pela parte externa do veículo para os vidros indispensáveis a dirigibilidade do veículo.

A chancela deve conter:
– Marca do instalador;
– O índice de Transmitância Luminosa (Ex. 70%) do conjunto vidro-película

Uso de adesivos no vidro
Outra questão muito comum nos carros são os adesivos. Vale lembrar que é proibido a colocação de adesivos nos vidros indispensáveis a dirigibilidade do veículo. “Aqueles adesivos dos Simpson, ou qualquer outro similar é proibido”, exemplificou o agente de trânsito Eduardo Alves.

Há alguma punição?
Quem for pego infringindo as normas com insulfilm fora das normas sofrerá com punição monetária e pontos na carteira. A infração é considerada grave, com R$ 195,23 de multa e mais 5 pontos para o proprietário do veículo. 

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade