No primeiro semestre de 2024, o mercado de motocicletas no Brasil apresentou crescimento significativo, com algumas marcas se destacando no aumento de vendas e participação de mercado. Entre as que mais cresceram, destacam-se as fabricantes que apostaram em modelos acessíveis, além de inovações tecnológicas e uma maior oferta de motos elétricas.
Marcas como Honda, Yamaha e Shineray lideraram o mercado das motocicletas, impulsionadas pela demanda crescente por mobilidade urbana e a busca por alternativas econômicas e sustentáveis.
Apesar disso, as duas primeiras perderam participação de mercado, enquanto que na passagem de 2023 para 2024, a Shineray cresceu e saiu de 1,65% (no 1° semestre de 2023) para 3,27 no mesmo período deste ano.
LEIA MAIS
+ Shineray lança nova Storm 200 no Brasil; confira preço e detalhes
Para o segmento City, a Honda domina o mercado com folga. A CG 160 já emplacou mais de 224 mil unidades entre janeiro e julho deste ano. Isso significa quase 60% de participação entre os concorrentes.
Outro segmento dominado pela Honda é da Scooter. A Honda Biz já soma mais de 150 emplacamentos. Logo abaixo, a Pop 110i aparece na segunda posição, com 79 mil registros. A PCX, e a Honda Elite 125 estão na terceira e quarta posição, respectivamente.
Só na quinta posição que a Yamaha aparece, com a Neo 125, que acumula 8.225 unidades ao longo dos meses de 2024.
Entre os segmentos, a City tem a maior representatividade, com 40% das vendas no acumulado de 2024. A Scooter aparece em segundo, com 36% e a Trail ocupa a terceira posição, com quase 20% de participação.
Neste último, a Honda também domina, com o maior número de emplacamentos pela NXR160 e XRE 300, com 79 mil e 23 mil registros, respectivamente.