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Renault prepara dupla ofensiva para duelar com Fiat e Jeep

Toro e Renegade dominam seus respectivos segmentos com boa folga e foram líderes de mercado em 2022. No caso do SUV da Jeep não foi por falta de concorrentes, uma vez que o segmento dos utilitários compactos é o que tem mais jogadores em campo. Já quando olhamos para a picape da Fiat, o que vemos é um jogo “injusto”, quase um “café com leite”, isso porque a Toro praticamente não tem adversários. Mas espere um pouco. Penso que algo pode mudar. E caberá a Renault essa dura missão.

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A montadora Francesa prepara uma ofensiva com dois ataques ao mesmo tempo. Em março lançará o Duster com motor 1.3 turboflex com 170 cv e câmbio CVT para enfrentar as versões de entrada do Renegade e também a nova geração da Oroch, com o visual atualizado igual ao do irmão SUV, e com a mesma motorização turbo. Nesse caso, o alvo da Renault serão as versões de entrada da Toro com tração 4×2 e motor 1.3 turboflex de 185 cv.

Vamos falar da dura missão que cada player francês terá nessa disputa, começando pelo Duster: o SUV compacto tem um bom espaço no mercado nacional. Mesmo sem motor turbinado, conseguiu vender 22.457 unidades (nono lugar entre os compactos). Pode parecer pouco se comparado com o Renegade, que vendeu 73.913 modelos, mas, ao mesmo tempo, dentro da gama da Renault, conseguiu emplacar quase três vezes mais que o Captur (8.304), que ganhou motor turboflex em meados de 2021. E sinto que o Duster, que tem aprovação máxima no show room da montadora, vem pra cima.

O SUV mudou de visual externo e interno em 2020, pouco antes de começar a pandemia da Covid-19. Ganhou mais tecnologia, perdeu as versões 4×4, ficou bonito e seguiu vendendo bem. O que faltava para fazer ele disputar posições melhores vai chegar agora: a motorização turbo.

Não estamos dizendo que o propulsor mais potente, moderno e eficiente vai fazer o Duster disputar a liderança com o Renegade ou tirar Creta e T-Cross do pódio. Mas o modelo francês, com seu estilo de SUV raiz e boa entrega de equipamentos poderá sim incomodar os rivais. Mas claro que o preço será um fator determinante nesse jogo. O Duster hoje tem três versões de acabamento que variam entre R$ 97.390 e R$ 119.390. O Renegade 2022 T270 não terá nada abaixo de R$ 115 mil.

Oroch x Toro
A Oroch é hoje a única rival da Toro entre as picapes chamadas de médio/compactas (maiores que Strada e menores que Hilux, por exemplo). A questão é que o modelo da Renault parou no tempo, não se atualizou na mecânica, no design, na segurança e muito menos em relação à tecnologia a bordo. São desses pontos que os franceses devem cuidar nessa “nova geração” que chega às lojas em abril.

A picape vai ganhar a identidade visual do novo Duster e as tecnologias de conectividade e segurança do SUV. Mesmo que esses pontos sejam fundamentais para qualquer pretensão de enfrentar a Toro, sem mudar a mecânica nada disso teria muito efeito.

Por isso a Renault aposta no bom motor 1.3 turboflex de 170 cv e 27,5 kgfm de torque para duelar com as versões de entrada da Toro que são puxadas pelo conjunto T270 de 185 cv e 27,5 kgfm. Note que o propulsor francês – feito em parceria com a Mercedes-Benz – é menos potente, mas entrega o mesmo torque. O câmbio será sempre o CVT e a tração 4×2.

Assim como no Duster, os preços praticados pela Renault nessa nova linha da Oroch serão determinantes nesse duelo que promete muito. Até o final do ano passado, a Oroch era vendida em quatro versões entre R$ 103.600 (Express 1.6 MT5) e R$ 110.000 (Dynamique 2.0 MT6). A Toro mais barata hoje custa R$ 143.367.

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